Viver

Alunos do Politécnico de Leiria vencem 1.º Concurso Caixa para Jovens Artistas

10 jan 2023 11:33

Produções artísticas de diplomados da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha

Adriana Progranó e João Gabriel, diplomados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foram dois dos vencedores do 1.º Concurso Caixa para Jovens Artistas 2022, atribuído a artistas com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.

As obras artísticas dos dois jovens foram adquiridas e passam a integrar a Colecção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos, adianta uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Adriana Progranó e João Gabriel foram estudantes da licenciatura e mestrado em Artes Plásticas. João Gabriel concluiu a licenciatura em 2014 e o mestrado em 2016, sendo que Adriana Progranó terminou a licenciatura em 2017 e o mestrado em 2019.

A iniciativa da Caixa Geral de Depósitos (CGD) destina-se a reconhecer e estimular a jovem produção artística na área das artes visuais.

Além dos dois diplomados do Instituto Politécnico de Leiria, outros quatro jovens artistas foram distinguidos. As seis obras foram adquiridas num valor global de 48.000 euros e passam a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da CGD.

A Colecção da Caixa Geral de Depósitos espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva. Este concurso de aquisição inaugura um novo capítulo na história da Colecção, abrindo portas às gerações mais novas com o objectivo de promover a sua consolidação e qualificação.

As candidaturas decorreram entre Julho e Setembro de 2022, tendo a decisão relativa aos nomes vencedores sido tomada pela Comissão de Aquisições da Coleção da CGD, composta por Emílio Rui Vilar, presidente da Comissão de Aquisições da CGD, Maria da Graça Carmona e Costa, presidente da Fundação Carmona e Costa, Isabel Carlos, curadora independente e crítica de Arte, Raquel Henriques da Silva, historiadora de Arte e coordenadora do Instituto de História de Arte (FCSH-UNL), e Delfim Sardo, curador e administrador do Centro Cultural de Belém.

A Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos é, desde 2006, responsável pelo estudo, gestão, divulgação e conservação das cerca de 1.800 obras de arte da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação e gravura. Como gestora designada da Coleção da CGD, a Culturgest é também responsável pela elaboração da política de aquisições e pela sua execução criteriosa.