Sociedade

Alunos de Vieira de Leiria em intercâmbio promovido pela Fundação EDP

10 jun 2023 16:08

Esta iniciativa tem como objectivo “promover relações fortes entre comunidades

alunos-de-vieira-de-leiria-em-intercambio-promovido-pela-fundacao-edp
Alunos partilharam as suas experiências de intercâmbio escolar, num encontro no Instituto Politécnico de Tomar
Fotografia: Fundação EDP

O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, do concelho da Marinha Grande, foi o único do distrito a participar no programa “Partilha com Energia”, uma iniciativa da Fundação EDP que decorre há sete anos. Mais de 350 alunos entre os 15 e os 19 anos foram desafiados a desenvolver “competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano lectivo”.

Os alunos partilharam as suas experiências de intercâmbio escolar, num encontro no Instituto Politécnico de Tomar. “Em parceria com a Direcção-Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional”, refere um comunicado da Fundação EDP.

Esta iniciativa tem como objectivo “promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem” e “dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo”.

Segundo a nota, as equipas são desafiadas a “planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens".

No ano lectivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.