Sociedade

Alunos de Engenharia Electrotécnica da ESTG na final Accelerate Challenge 2023

24 mai 2023 15:14

O objectivo deste projecto da Siemens é “promover a engenharia nacional"

alunos-de-engenharia-electrotecnica-da-estg-na-final-accelerate-challenge-2023
David Pereira e Raul Figueirinha e o docente Pedro Marques destacaram-se entre 38 participantes
DR

Os estudantes do mestrado em Engenharia Eletrotécnica David Pereira e Raul Figueirinha, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, orientados pelo docente Pedro Marques, estão na final do concurso Accelerate Challenge 2023.

A Siemens Portugal lançou este ano o Accelerate Challenge 2023 (The) Digital Energy Transition, no qual participaram 38 estudantes, em 17 equipas de dez instituições de ensino superior de Portugal - universidades e institutos politécnicos - apurando-se para a final apenas cinco equipas.

Os finalistas do desafio ganharam uma formação especial chamada "How to Rock Your Pitch", que se divide em duas sessões, em formato híbrido.

A primeira formação servirá para aprender e aperfeiçoar algumas técnicas de apresentação e a segunda para preparar e treinar o pitch vencedor para a grande final.

“Através dessa oportunidade, terão acesso a dicas valiosas e orientações de especialistas para garantir que estejam preparados para brilhar no palco”, refere uma nota da Siemens.

Este concurso organizado pela Siemens prevê a criação do projeto de uma infra-estrutura de energia eléctrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS, bem como de outras ferramentas de dimensionamento da Siemens, que foram disponibilizadas para esse efeito.

"O projecto tinha como base um desafio para a indústria: baixa/média tensão (software Simaris Design & Project), energias renováveis (software KACO PV Design Tool), carregadores de veículos eléctricos (software Simaris Design) e controlador de micro-rede (Sicam A8000)", refere a empresa.

A final decorrerá na instalações da Siemens, em Alfragide, no próximo dia 29 de Maio pelas 9:30 horas.

O grande objectivo deste projecto é “promover a engenharia nacional". "Com esta iniciativa a empresa pretendeu contribuir para melhor preparar os jovens para o mercado de trabalho, desafiando-os a trabalhar desde cedo com as tecnologias que mais tarde vão encontrar nas empresas”, refere a Siemens.

Segundo a empresa, estas iniciativas contribuem para que os alunos do ensino superior “entrem em contacto com conceitos e tecnologias que serão muito úteis no decorrer do seu percurso académico e, mais tarde, na sua vida profissional, neste caso numa área crucial como é a da transição energética digital”.

Esta competição permite também à Siemens conhecer novos talentos, os quais poderão vir a integrar as equipas da empresa, “que estão em constante crescimento”.