Sociedade
Alunos da Escola Profissional de Leiria inspiram-se na Fórmula Student para a PAP
Jovens vão desenvolver veículo de competição
Um grupo de cinco alunos do 11.º ano do curso Técnico de Manutenção Industrial-Mecatrónica, da Escola Profissional de Leiria (EPL), foi à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a fim de conhecer a iniciativa Formula Student da equipa Leiria Academic Racing Team (LART).
Os jovens procuraram adquirir conhecimentos técnicos, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), onde comprometeram a desenvolver um veículo de competição inspirado no da LART.
Em comunicado, o estabelecimento de ensino superior revela que os estudantes ficaram "deslumbrados" com os equipamentos da ESTG e manifestaram satisfação com a disponibilidade da equipa para os apoiar.
Helena Brites, responsável pela EPL, considerou a experiência "muito enriquecedora", reforçando a importância de parcerias com o IPL, no momento em que se faz a implementação de dois novos centros tecnológicos na escola profissional, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Já o subdirector da ESTG, Fernando Silva, destacou que estas colaborações são fundamentais para estreitar laços, inspirar os jovens e promover o trabalho colaborativo entre o ensino profissional e o ensino superior, além de que a partilha de conhecimento contribui para o desenvolvimento económico, social e tecnológico da região.
No presente ano curricular, 11 alunos formados na EPL ingressaram no IPL.