Sociedade

Alunos da ESALV fazem estágio no estrangeiro

8 abr 2018 00:00

Jovens de cursos profissionais estiveram dois meses inseridos em empresas.

alunos-da-esalv-fazem-estagio-no-estrangeiro-8471

“Este é um ganho formativo para toda a vida”. Foi desta forma que Pedro Biscaia, director da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, deu as boas vindas aos dez alunos do nível 4 (12.º ano), que estiveram dois meses a realizar estágio profissional em Barcelona, Itália e Inglaterra, no âmbito do programa Erasmus KA1.

Maria Sousa, Patrícia Alves, Lada Podlsolzina, Danilo Mendes e Oleh Tsupryk, do curso de audiovisuais e design gráfico, partiram no final de Janeiro para Barcelona. “Aprendemos sobre audiovisuais mais antigos, como cassetes e rolos de fotografia. Foi bom ter essa noção”, afirma Maria Sousa.

Produção em vídeo e vários trabalhos gráficos foram também desenvolvidos pelos estudantes desta área. Oleh Tsupryk conta que quando chegaram, quem os recebeu parecia um pouco desconfiado sobre as suas capacidades. No final já não queriam que se viessem embora. “O nosso designer parecia que ia chorar quando nos despedimos”, revela.

Todos admitem que “será uma boa oportunidade o currículo”, quando entrarem no mercado trabalho, sublinhando que a experiência foi “bastante positiva”. Ana Sousa e Cátia Costa, do curso técnico auxiliar de saúde, rumaram a um lar para pessoas com demência em Terras de Sua Majestade e o que encontraram foi algo muito diferente.

“Olhamos para Inglaterra e pensamos que é um país muito desenvolvido, mas Portugal está melhor posicionado nas condições dos seus lares. Somos mais carin

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ