Sociedade

Aluno da Domingos Sequeira escolhido para o CERN

18 ago 2018 00:00

Rodrigo Ferreira foi o português seleccionado para o campo de férias em Genebra.

aluno-da-domingos-sequeira-escolhido-para-o-cern-9115

Rodrigo Ferreira, 17 anos, da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, esteve duas semanas no Verão S'Cool LAB, do CERN - Organização Europeia para Pesquisa Nuclear em Genebra, na Suíça, um laboratório de aprendizagem de Física de partículas.

“Para me candidatar tive de escrever uns textos a falar sobre a Física. Enviei cartas de recomendação de professores e o certificado de habilitações. Eles escolhem um aluno por país, nunca pensei que fosse o seleccionado por Portugal”, explica.

Quando viu o email a confirmar a sua ida para o CERN nem queria acreditar. “Fui apanhado de sur- presa, porque achava um bocado improvável”, diz. Sabia que iria aprender “coisas novas”, “ter aulas” e “divertir-se”.

As expectativas deste jovem apaixonado pela Física foram superadas. “Constatei que tem várias aplicações, inclusive para a Medicina. A pesquisa nuclear é muito interessante. Tive aulas, palestras e elaborei um projecto de grupo relacionado com a análise de dados de partículas com acelerador. Durante a pesquisa descobrimos algumas partículas subatómicas. Foi algo idêntico ao que aconteceu quando descobriram o bóson de Higgs”, uma partícula que confere massa a outras partículas e que va- leu a dois cientistas o Prémio Nobel da Física.

“Acima de tudo, foi muito divertido. Foi uma oportunidade única e que me fez pensar que gostava de trabalhar no CERN, que parece uma pequena cidade”, conta. Rodrigo Ferreira frisa que percorrer este gigante laboratório de uma ponta à outra demora cerca de 40 minutos a pé.

“Trabalham milhares de pessoas de todo o mundo. No restaurante encontrámos alguns dos melhores cientistas, como John Ellis.” O estudante integrou um grupo de 30 jovens de todo o mundo, que tiveram também oportunidade de visitar o centro de controlo, “que tem uma parte gerida pela NASA” e o “local onde foi inventado o World Wide Web (WWW)”.

“Foi pena não termos visitado o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Se efectivar a sua assinatura durante o mês de Maio, 10€ reverterão para o combate à fome na nossa região.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.