Sociedade

Alunas da Calazans Duarte representam Portugal em feira internacional de ciência

10 mai 2022 09:39

Mariana Simões e Matilde Tarenta competem até sexta-feira nos Estados Unidos

alunas-da-calazans-duarte-representam-portugal-em-feira-internacional-de-ciencia
.
DR

Mariana Simões e Matilde Tarenta, alunas do 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, estão a representar Portugal na Feira Regeneron ISEF 2022, que decorre até 13 de Maio, em Atlanta (Estados Unidos), e que é considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo.

Em nota de imprensa, o Município da Marinha Grande felicita e elogia as alunas, que desde sábado e até à próxima sexta-feira, competem com concorrentes de outros 83 países.

As estudantes, contextualiza a autarquia, foram apuradas para a Feira Regeneron ISEF 2022, na sequência de terem vencido o segundo prémio do 29.º Concurso Nacional Jovens Cientistas 2021, realizado pela Fundação da Juventude.

Na véspera da partida das alunas para os Estados Unidos, e na presença do director do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, a vereadora da Educação, Ana Alves Monteiro, entregou simbolicamente a bandeira do município, congratulando as estudantes pela honrosa participação neste certame mundial e reconhecendo o valor do projecto que defenderam e que lhes valeu a distinção no Concurso Nacional de Jovens Cientistas.

O projecto, intitulado Biorremediação ex situ de água proveniente da Lagoa da Ervedeira: Utilização de Chlorella vulgaris, incide numa nova forma de eliminar a poluição agrícola de massas de água doce, através da microalga, Chlorella vulgaris, tendo sido escolhida a Lagoa da Ervedeira.

Este projecto, realça a autarquia, "abre um novo caminho na limpeza de água doce pelo mundo fora, protegendo a nossa biosfera e possibilitando levar água potável para localidades que sofram de escassez aquática".

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Politécnico de Leiria.

O projecto foi publicado na revista Captar, da Universidade de Aveiro, em https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/25461, sendo o único a representar Portugal no evento supracitado.