Sociedade

Aluimento de terra junto ao Castelo é um “problema grave”

4 mai 2017 00:00

Câmara de Leiria pediu projecto com solução geotécnica.

aluimento-de-terra-junto-ao-castelo-e-um-problema-grave-6404

Um aluimento de terras num muro de uma obra particular, há cerca de uma semana, obrigou ao corte de trânsito na Av. Ernesto Korrodi, junto ao miradouro de Leiria.

Na última reunião de Câmara, o vereador do PSD, Álvaro Madureira, questionou sobre a estabilização do solo e qual a solução para o problema, tendo um dos engenheiros da autarquia confessado que se trata de um “problema grave”.

“O aluimento foi causado por uma obra particular. O troço está interdito. Fizemos uma vistoria e foi pedido ao empreiteiro um projecto técnico, devidamente elaborado com a solução para a resolução daquele problema, que é um problema grave”, explicou.

Segundo o engenheiro, “parte do muro de suporte existente ruiu cerca de 30 a 40 metros”, assim como “toda a parte do passeio” e, “numa avaliação visual, parece que até meio da faixa de rodagem está instável”.

O engenheiro da autarquia lamentou que o empreiteiro não tenha realizado um estudo geotécnico e alertou para as chuvas que podem surgir, o que será “muito preocupante”. Nesse sentido, foi pedido que fosse colocada uma cobertura com uma manta. “Do plano técnico é uma situação grave”, reforçou.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.