Sociedade

Alterações nas obras da Av. Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, custam mais 650 mil euros

29 jun 2020 19:17

Novos trabalhos surgem “depois de ter sido detectada uma desactualização do cadastro das infra-estruturas que serviu de base para a elaboração do projecto inicial”.

alteracoes-nas-obras-da-av-nossa-senhora-de-fatima-em-leiria-custam-mais-650-mil-euros
Novos trabalhos incluem a separação entre a rede pluvial e a rede de esgotos domésticos
Ricardo Graça

As obras em curso na Avenida Nossa Senhor da Fátima, em Leiria, vão sofrer alterações, com a introdução de novos trabalhos, estimados em cerca de 650 mil euros.

Em comunicado, a Câmara explica que as mudanças introduzidas permitirão “uma melhoria em parte das infraestruturas previstas para aquela artéria da cidade”.

Aprovados esta segunda-feira, em reunião de executivo extraordinária, os novos trabalhos incluem a separação entre a rede pluvial e a rede de esgotos domésticos, “contribuindo de forma clara para a qualidade ambiental do rio Lis”, e o aumento da área de circulação pedonal em mais 2.3000 m2.

O município esclarece ainda que estas melhorias “surgem depois de ter sido detectada uma desactualização do cadastro das infra-estruturas que serviu de base para a elaboração do projecto inicial”.

Segundo a Autarquia, o cadastro “omitia um conjunto de informações em resultado da falta de registo de redes implantadas há diversas décadas por entidades públicas e privadas”.

Por outro lado, “verificou-se ainda a necessidade de se efectuar um levantamento dos solos existentes e de se alterar equipamentos relacionados com a rede de águas”.

Os trabalhos agora previstos somam um investimento estimado em cerca de 650 mil euros, que irá permitir, no futuro, realizar trabalhos de manutenção nas infra-estruturas da avenida “de forma rápida e eficaz e com menor impacto”.

Naquele comunicado, a Câmara assegura ainda que as alterações agora introduzidas não interferirão com o prazo de conclusão da obra, previsto para Julho de 2021).

“O Município irá assim aproveitar esta necessidade de trabalhos complementares para melhorar alguns dos aspectos da empreitada que, no final, irá representar um aumento significativo da qualidade de vida para residentes, comerciantes e utilizadores desta área”, acrescenta a nota de imprensa da Autarquia.