Viver

'All Dance' ensina danças tradicionais portuguesas e europeias em Leiria

30 nov 2017 00:00

Evento é gratuito e acontece no “largo do Papa”, esta quinta-feira, dia 30

Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Fotografia: ESECS
Jacinto Silva Duro

Com fotogaleria

Quadrilhas, marzurkas, corridinhos e círculo circassiano são algumas das danças que os alunos do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria vão ensinar hoje, dia 30, no All Dance Leiria.

O evento que junta vários estilos de danças tradicionais portuguesas e internacionais tem hoje a sua 10.ª edição a partir das 13:30 horas, na grande tenda de Natal instalada na Praça Paulo VI (largo do Papa), em Leiria.

All Dance é uma avaliação de final de semestre da cadeira de Dança dos alunos do curso de Desporto e Bem-Estar, da ESECS, onde centenas de convidados e participantes são incentivados a expressar-se pela dança. O evento conta com dois momentos.

Das 13:30 às 17 horas, abre-se à participação das escolas, mas, a partir das 20:30 e até à 1 hora, o baile é para todos. Os alunos do IPL ensinam danças novas a todos os que ali se dirigirem para aprender. Haverá até uma oficina onde os alunos chineses do Curso de Tradução Chinês-Português vão ensinar uma dança tradicional do seu país.

O baile será animado pela música ao vivo do grupo Ahkorda. Após alguns anos em que o evento aconteceu no ginásio da própria ESECS, passou para o Mercado de Sant'Ana, devido à quantidade de pessoas interessadas em aprender danças tradicionais.

"Falámos com a Câmara de Leiria que adorou a iniciativa e nos apoiou. Foram nossos padrinhos. Com o passar do tempo, também o Mercado se tornou pequeno e, no ano passado, fomos para a Praça Rodrigues Lobo, que também se revelou pequena para acolher as mais de 1200 pessoas que apareceram. Este ano, vamos para a tenda grande do largo do Papa", conta Marisa Barroso.

A coordenadora da Secção de Motricidade Humana, do Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas e docente de Dança na ESECS explica que a iniciativa teve início em 2008, quando decidiu tornar a cadeira de Dança, mais apelativa para os alunos do curso de Desporto, Saúde e Bem-Estar.

“Pareceu-me interessante abrir a iniciativa à comunidade, até porque as oficinas de dança tradicional e baile estavam a desenvolver-se no resto do País e, em Leiria, não existiam. Além disso, ter outras pessoas, fora do curso, a dançar tornava a avaliação mais interessante", recorda. Logo no primeiro ano, o All Dance foi estendido a pessoas externas às aulas e o nome apareceu na segunda edição, após um trabalho de pesquisa e sondagem junto dos alunos.

Dança para invisuais, pessoas em cadeiras de rodas e com necessidades especiais
Com a abertura das aulas de dança ao público externo, surgiu a possibilidade de incluir a população com necessidades especiais. Não interessa a idade, se os participantes são invisuais, se sofrem de paralisia cerebral ou física, se usam cadeiras de rodas, ou se a sua aptidão para dançar e coordenação física é semelhante à de um paralelepípedo de calçada, todos têm lugar nas danças do All Dance.

Rodam para um lado e rodam para o outro, dão as mãos e passam ao par seguinte. Todos dançam as mesmas danças, as adaptações são mínimas. Até 22 de Dezembro, as aulas abertas à comunidade, incluindo as três desenhadas para públicos especiais, são orientadas por docentes e estudantes trabalhadores do IPL (projecto dos Serviços de Acção Social do IPL) e realizadas ao abrigo do Programa Nacional de Desporto Para Todos, do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

As sessões acontecem no ginásio da ESECS e na Cantina 3 da ESTG, em Leiria. Não é necessária inscrição. Basta aparecer, de segunda a sexta-feira, num dos horários publicados na página de Facebook All Dance Leiria. "Há muitos efeitos benéficos para a coordena

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ