Saúde

Alimentos suspeitos de toxinfeção em Leiria retirados do mercado

31 jul 2023 19:30

Identificados 28 casos, que já foram revertidos

alimentos-suspeitos-de-toxinfecao-em-leiria-retirados-do-mercado
Os utentes internados já tiveram todos alta
Ricardo Graça/Arquivo

Os produtos sinalizados como possíveis causadores de uma toxinfeção em Leiria foram retirados do mercado, "sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos no decurso da investigação epidemiológica”, adianta um comunicado da Saúde Pública, que lembra que o "denominador alimentar comum a todos os doentes foi broa".

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeSPL) informam que, “nas últimas 24 horas, não foram observados mais doentes no Centro Hospitalar de Leiria, com a sintomatologia já referida nos dois comunicados anteriores (de 29 e 30 de Julho)”, refere a nota de imprensa.

Foram identificados, até ao momento, 28 casos de pessoas que apresentaram sintomas, dos quais 14 recorreram aos serviços hospitalares, “todos já com reversão do quadro clínico e alta”.

"Além das vistorias aos locais de confecção, distribuição e venda dos alimentos, que já estavam em curso, irá avançar-se com análises laboratoriais de amostras clínicas e alimentares”, refere ainda o comunicado.

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e as Unidades de Saúde Pública dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e do Pinhal Interior Norte, em colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, mantêm-se a acompanhar a situação.