Sociedade

Algar inclusivo permitirá espeleologia para todos no PNSAC

2 fev 2019 00:00

Projecto a desenvolver no concelho de Porto de Mós pelo Núcleo de Espeleologia de Leiria.

algar-inclusivo-permitira-espeleologia-para-todos-no-pnsac-9795
Maria Anabela Silva

No seu subsolo, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros esconde um mundo de grutas e de algares, verdadeiro paraíso para os amantes da espeleologia e curiosos que tem procurado descobrir essas profundezas.

Com o objectivo de proporcionar a “todos” a experiência de descer às entranhas deste maciço, mesmo a quem tem dificuldades de movimento, o Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) está a desenvolver um projecto de “espeleologia inclusiva”.

Marco Dias, representante da secção de espeleologia do NEL, explica que a iniciativa resulta de uma parceria com o Município de Porto de Mós, concelho que tem “grande potencial” ao nível da espeleologia.

O objectivo, frisa, passa por divulgar a actividade, ao mesmo tempo que se procura sensibilizar para a importância de preservar o meio cavernícula e fazer o enquadramento com o meio envolvente.

“O mal que fizermos à superfície, terá repercussões a nível subterrâneo que, mais tarde ou mais cedo, aparecerá, de novo, à superfície”, adverte o espeleólogo, frisando que o projecto será igualmente acompanhado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, enquanto entidade gestora

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ