Desporto

Alexander Tolstikov: "Há um ditado russo que diz 'sê rápido, mas sem pressa'"

8 jan 2016 00:00

O líder da SAD da União de Leiria faz um balanço dos primeiros meses de competição, admite reforços para a segunda fase do Campeonato de Portugal e fala da relação com o clube

alexander-tolstikov-ha-um-ditado-russo-que-diz-se-rapido-mas-sem-pressa-2797

Este domingo, a União de Leiria ficou matematicamente apurada para a segunda fase do Campeonato de Portugal. Que balanço faz destes primeiros meses de competição?

Estamos muito satisfeitos com os resultados. No entanto, não podemos dizer que estivemos muito bem em todas as partidas, com grande superioridade e com a qualidade que desejaríamos ter. A verdade é que os adversários tentaram sempre dar o máximo e os jogos foram todos muito disputados, o que acabou por nos tornar mais fortes.

Ainda assim, a equipa não teve dificuldades em conseguir este apuramento. Os adversários da segunda fase serão, com certeza, mais poderosos. Encontrou lacunas no plantel que precisem ser colmatadas?

Tendo como objectivo melhorar, em qualquer clube profissional é normal haver rotação e mudanças. Podemos dar o exemplo do médio ofensivo russo Alexander Lomakin, que estava em Leiria por empréstimo e regressou ao seu clube de origem, o FC Yenisey. Estão já identificadas algumas posições que pretendemos reforçar, não só na perspectiva da subida de divisão, mas também a pensar já na formação do plantel da próxima época.

Assume-se então como o principal candidato à subida de divisão?

O futebol é bonito também por ser imprevisível. Não nos colocamos acima dos outros, mas não vamos poupar esforços para conseguir subir de divisão. Este objectivo é mais provável de alcançar quando todos os departamentos do clube são profissionais.

Passados todos estes meses, tem já definido qual é o período temporal provável para chegar à 1.ª Liga?

O nosso objectivo é chegar à 1.ª Liga o que, em primeiro lugar, depende de nós. Naturalmente que queremos chegar à elite do futebol no mais curto espaço de tempo possível, mas há um ditado russo que diz “sê rápido, mas sem pressa”. O equivalente em português será “não queremos pôr a carroça à frente dos bois”. Vamos passo a passo, mas com segurança.

Tem havido mais adeptos nos jogos, mas ainda não a um crescimento exponencial. É ainda uma pecha...

Quer queiramos quer não, o passado recente acompanha-nos nesta questão. Estamos a tentar aproximar outra vez as pessoas. Queremos que cada leiriense se sinta parte deste projecto. Temos em curso diversas iniciativas junto da sociedade, designadamente nas escolas, nas empresas, no comércio local e nas instituições de solidariedade, cumprindo também a nossa responsabilidade social enquanto clube mais representativo da cidade e da região. Temos a noção de que é um processo gradual e que os resultados desportivos e a qualidade exibicional da equipa são factores indissociáveis para atingirmos esse objectivo. Mas, mais uma vez, passo a passo e com muito trabalho e persistência, acreditamos que lá chegaremos.

Leia mais na edição impressa ou faça registo aqui