Sociedade

Alcoólicos Anónimos juntam comunidade em Fátima para “partilhar experiências”

16 fev 2024 12:29

Convidados das comunidades de AA de Polónia e Espanha vão marcar presença no Fórum Nacional de Serviço de Alcoólicos Anónimos

alcoolicos-anonimos-juntam-comunidade-em-fatima-para-partilhar-experiencias
Não existem reuniões presenciais de AA na região de Leiria
Ricardo Graça

"Comunicar a Linguagem do Coração" é o tema do XXVII Fórum Nacional de Serviço de Alcoólicos Anónimos (AA), que se realiza em Fátima, durante este fim-de-semana.

Partilhar experiências, debater ideias e levar mais longe os serviços dos AA são alguns dos objectivos num encontro que terá a participação de convidados das comunidades de AA de Polónia e de Espanha.

Carlos R., coordenador da Comissão Nacional de Informação Pública dos AA, adiantou que os participantes vão ser divididos em pequenos grupos, para debater diversos assuntos inerentes ao tema principal.

 Por exemplo, "levar a mensagem da recuperação proposta por AA às instituições que lidam com as problemáticas resultantes do alcoolismo, tais como hospitais ou tribunais, bem como aos jovens que cada vez mais cedo procuram ajuda em Alcoólicos Anónimos”, adianta a organização.

Além dos encontros presenciais, no Steyler Fátima Hotel, o Fórum Nacional também será transmitido numa plataforma de videoconferência.

Para as pessoas que pretendem integrar os grupos de AA, Carlos R. refere que o principal requisito é “querer mudar”.

O programa é “completamente gratuito”, sem presenças obrigatórias.

“Não nos afirmamos como a solução para o alcoolismo, apenas somos uma comunidade com um programa que existe desde 1935 e que tem resultado para milhões de alcoólicos que têm ficado sóbrios”, realça o porta-voz.

Na região de Leiria, ainda não existem reuniões abertas de AA, mas qualquer pessoa pode acompanhar os encontros de outros locais por via online.