Sociedade

Alcobaça quer igreja de Coz como Monumento Nacional

24 dez 2015 00:00

A Câmara de Alcobaça vai pedir a classificação da Igreja de Santa Maria de Coz como Monumento Nacional, sustentando a candidatura no interesse histórico e artístico do mosteiro classificado como Imóvel de Interesse Público

alcobaca-quer-igreja-de-coz-como-monumento-nacional-2731

O dossier de candidatura a apresentar à Direcção-Geral do Património Cultural está a ser desenvolvido em conjunto com a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, onde se localiza o convento, para ser entregue em Janeiro de 2016.

A igreja, também conhecida por Mosteiro de Coz, está, desde 1946, classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo que o desenvolvimento deste processo destina-se a conferir maior valor a todo o recinto monástico adquirido pelo município, bem como à própria igreja e a seu acervo artístico.

Paulo Inácio, presidente da autarquia, considera ser “da mais elementar justiça a sua elevação ao patamar mais alto dos monumentos classificados”. “É inaceitável que o Mosteiro de Coz não seja Património Nacional. O Estado tem de assumir as suas responsabilidades. Não podemos continuar com as portas do segundo monumento mais impactante do concelho e dos mais importantes do País de portas fechadas”, acrescentou.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente