Economia

Alcobaça discute regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita

21 mar 2024 10:18

ALEB quer honrar pujança económica do concelho de Alcobaça

alcobaca-discute-regulamento-da-area-de-localizacao-empresarial-da-benedita
Regulamento motivou reunião extraordinária na Benedita
DR

O Município de Alcobaça promoveu, ontem à noite, na sede da Junta de Freguesia da Benedita, uma reunião de câmara extraordinária e descentralizada para apresentação e discussão do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita.

"Para o efeito, foram convocados os membros do executivo da junta e da assembleia de freguesia para integrá-los na discussão sobre principais pressupostos e características do regulamento", informa a autarquia em nota de imprensa.

“A ALEB será uma infra-estrutura de referência para toda a região e para todo País. Porém, a sua génese reside numa longa reivindicação, com mais de 30 anos, dos empresários da Benedita", recorda a câmara.

"Este regulamento procurará acima de tudo responder aos seus anseios e às suas necessidades. Entre 2019 e 2023, o concelho de Alcobaça apresentou o 3.º melhor saldo entre constituição e dissolução de empresas e a Benedita é seguramente a freguesia que mais contribui para esta realidade. A saúde e a pujança económica de todo concelho reflectem o trabalho que aqui se tem vindo a desenvolver nas últimas décadas. A ALEB irá honrar todo este legado, promovendo o progresso e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente de Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a ALEB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

"Trata-se de uma infra-estrutura com dimensão e impacto regional, mas que dará um novo impulso ao sul do concelho de Alcobaça, onde estão instaladas várias empresas de renome nacional e internacional, que dão cartas em diversos sectores como a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, a extracção da pedra, entre muitos outros", antecipa o município.

"A ordenação do tecido industrial da freguesia é, pois, um desejo de décadas por parte dos empresários que agora será consolidada naquela que é a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça: 7,5 milhões de euros de investimento."

A inauguração da ALEB será anunciada brevemente, informa a câmara.