Sociedade
Alberto Costa apresenta livro de crónicas em Leiria
“Visto da Foz – Crónicas” é o titulo do livro, no qual o antigo ministro “cruza vivências pessoais com episódios marcantes da vida colectiva”
Advogado e antigo ministro, Alberto Costa apresenta, este sábado, dia 17, em Leiria, o seu mais recente livro, intitulado “Visto da Foz – Crónicas”, no qual o autor cruza “vivências pessoais com episódios marcantes da vida colectiva”.
A apresentação será feita no decorrer de mais uma sessão da iniciativa Leiria Convida, promovida pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, e tem início marcado para as 17 horas.
“Visto da Foz – Crónicas” reúne cerca de quatro dezenas de crónicas, originalmente publicadas nos semanários Gazeta das Caldas e Região de Cister. “Ao longo dos textos, entrelaçam-se desafios por resolver, memórias do passado, exemplos de imobilismo e de mudança, bem como reflexões sobre realidades locais, nacionais e globais, num mundo em permanente transição”, pode ler-se na apresentação desta sessão do Leiria Convida.
Natural de Évora de Alcobaça, onde nasceu há 78 anos, Alberto Costa fez a instrução primária, os estudos secundários e o estágio de advocacia em Leiria. Participou activamente no movimento estudantil contra a ditadura e foi candidato a deputado pela Oposição Democrática, tendo sido excluído da lista de Leiria pela polícia política e posteriormente preso.
Advogado desde 1974, foi ministro da Administração Interna (1995–1997) e da Justiça (2005–2009) e deputado à Assembleia da República em várias legislaturas, eleito em listas do PS pelo distrito de Leiria. É autor de diversos livros sobre matérias institucionais e políticas.