Sociedade

Ajuda da InPulsar já chegou a mais de seis mil pessoas

30 mar 2022 18:15

Associação está há dez anos a mudar vidas em Leiria.

ajuda-da-inpulsar-ja-chegou-a-mais-de-seis-mil-pessoas
Comemorações dos dez anos começaram esta terça-feira e vão prolongar-se ao longo do ano
Luís Filipe Coito
Maria Anabela Silva

Em dez anos de actividade, a associação InPulsar apoiou mais de seis mil pessoas. Por exemplo, já retirou 15 sem-abrigo das ruas de Leiria, contribuiu para reduzir o absentismo escolar das crianças da comunidade cigana que reside no bairro social da Cova das Faias e ajudou alguns doentes com hepatite a ficarem curados, garantindo-lhes acesso a consultas e tratamento.

Estes são alguns dos dados de que Miguel Xavier e Lisete Cordeiro, presidente da direcção e directora- geral da InPulsar, se socorrem para fazer o balanço dos dez anos de vida da associação, que trabalha na inclusão de pessoas provenientes de meios desfavorecidos e de etnia cigana e que presta apoio a toxicodependentes.

“São dez anos de intervenção comunitária de valor inestimável, com uma acção de proximidade, de contacto, de afecto e de busca incansável pela melhoria de vida dos mais frágeis, muitas vezes abandonados pela sociedade”, afirmou Miguel Xavier, durante uma sessão realizada na terça-feira, que assinalou o 10.º aniversário da associação.

Na ocasião, o dirigente revelou que a InPulsar já deu apoio directo a seis mil pessoas, cidadãos que viram “a sua vida melhorada”. Em alguns casos, passaram a “viver em vez de sobreviver”, frisou.

Para Lisete Cordeiro, uma das fundadores da associação, parte do sucesso da instituição deve-se ao envolvimento das comunidades com as quais trabalham nos projectos. Por outro lado, “a pessoa é colocada no cento da intervenção”, com a adopção de estratégias “colaborativas”, olhando para “potencialidades e soluções” em vez de se focar nos problemas.

“A InPulsar é uma instituição diferente e diferenciadora, que trabalha com públicos vulneráveis, que exigem uma intervenção muito complexa”, reconhece Ana Valentim, vereadora da Acção Social da Câmara de Leiria, que destaca a acção da associação com a comunidade cigana, com as pessoas em situação de sem-abrigo e com problemas de dependência.

O Redes na Quint@, desenvolvido na Quinta do Alçada, num território marcado pela multiculturalidade, é outro dos projectos destacados pela vereadora, que na sessão comemorativa deixou um repto à InPulsar: “Desafiem-se. Continuem a pensar fora da caixa. A câmara cá estará para vos acompanhar”.

 

 

Comemorações estendem-se até Novembro

Para assinalar os 10 anos de actividade, a InPulsar preparou um programa de actividades que se vai prolongar até 25 de Novembro.
Algumas das iniciativas previstas:

29 de Março a 17 de Abril: Exposição de fotografias "10 Anos, 10 projectos InPulsar Local: Praça Goa Damão e Diu (Fonte Luminosa) 8 de

8 de Abril: Mural Giro Ó Bairro e Gira Comigo
Local: Bairro Cova das Faias

13 de Junho: Jantar Sem-Abrigo
Local: Casa abandonada

7, 8 e 9 de Junho: Jornadas Perspectivar a Idade
Local: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

22 de Junho: Jantar paquistanês
Local: Atlas Leiria

Julho: Passa a Outro e Não ao Mesmo (venda de roupa em segunda mão)
Local: A designar

16 de Setembro: Música em Rede (baile aberto à comunidade com músicas do mundo)
Local: Bairro da Quinta do Alçada

1 de Outubro: Sopas do Mundo
Local: Mercado Santana

Outubro: Apresentação do documentário “Sob o Mesmo Céu”
Local: Teatro Miguel Franco

25 de Novembro: Jantar angariação de fundos
Local: a designar