Sociedade

Aida, a cadela que descobriu o amor depois de viver uma tragédia

5 nov 2021 20:05

Amor é a palavra que define a relação de Eugénia e Fernando (na foto) com a cadela que adoptaram em plena pandemia. Eles resgataram-na de uma vida triste. Ela salvou-os da solidão.

aida-a-cadela-que-descobriu-o-amor-depois-de-viver-uma-tragedia
Casal diz-se muito feliz com a decisão de adoptar "Aidinha"
Ricardo Graça

Aidinha, assim é carinhosamente tratada a cadela que há quase um ano foi adoptada por Eugénia e Fernando. É forte candidata a cadela mais mimada e fotografada do seu bairro mas esta doçura passou por muito antes da vida de princesa que tem agora.

O Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (GAPA), associação que resgatou a Aida da rua, acredita que a cadela “terá passado por um evento traumático”, ao assistir à morte violenta do seu primeiro tutor.

Fugiu, esteve desaparecida por uns tempos e apareceu em trabalho de parto. “Um resgate difícil. Tínhamos uma cadela em trabalho de parto, com dores, sem conhecer ninguém e desorientada, agressiva e cheia de medo”, lê-se na página de  facebook  da  GAPA, onde contam a história de Aida.

Apesar de tudo o que passou Aida mostrou ser uma mãe exemplar e revelou a sua verdadeira natureza “dócil e muito meiga”.

“Chorava para passear connosco e insistia em dar-nos com o seu focinho a pedir mais festas”, descreve a associação que avança ainda ter sido, “provavelmente, a primeira vez que se conseguiu adopção para a mamã antes de todos os bebés”.

Eugénia e Fernando foram os responsáveis por este final feliz. Decidiram ter um cão para companhia e para os incentivar a sair mais à rua numa altura em que cumpriam para lá do necessário as ordens de permanência em casa.

Estavam verdadeiramente confinados e já praticamente nem para os permitidos “passeios higiénicos” tinham vontade de sair.

A Aidinha trouxe-lhes uma nova rotina e agora não há dia que não apareça no facebook  delicadamente instalada na sua poltrona, na sala de estar, ou a passear com os donos que montaram uma verdadeira equipa ao serviço desta menina.

“Eu vou mais com ela à rua. O Fernando dá-lhe muito mimo e fala muito com ela. Ela tem uma enorme adoração pelo dono”, diz Eugénia.

Esta é uma das muitas histórias de sucesso que as associações de resgate de animais abandonados têm para contar, apesar de muitos ainda aguardarem nos abrigos das associações e canis municipais por uma Eugénia e um Fernando que os leve para uma vida melhor.