Sociedade

Águas do Centro Litoral garante cumprimento de parâmetros da ETAR do Coimbrão

10 nov 2022 15:07

Foram realizados "investimentos neste território na ordem dos 180 milhões de euros"

aguas-do-centro-litoral-garante-cumprimento-de-parametros-da-etar-do-coimbrao
ETAR do Coimbrão é a principal infra-estrutura de tratamento da região
Ricardo Graça/Arquivo

“A ETAR do Coimbrão cumpre todos os parâmetros que constam da licença de utilização de recursos hídricos, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Salientamos, ainda, que até outubro deste ano, a Águas do Centro Litoral [AdCL] já investiu nos seis municípios da Região de Leiria (Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Ourém) cerca de 1,8 milhões de euros”, referiu fonte da Águas do Centro Litoral (AdCL), em resposta às críticas dos autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Desde o início da sua actividade, até final de 2021, foram realizados "investimentos (não inclui os investimentos na remodelação e resiliência executados pela manutenção) neste território na ordem dos 180 milhões de euros, sendo previsto realizar até ao final do ano e até 2027 mais 23 milhões de euros”, refere ainda a empresa que gere a infra-estrutura.

O efluente tratado nesta ETAR, acrescenta a empresa, tem “características específicas por via dos lixiviados de aterro da Valorlis e Resilei que recebe para tratamento, apresentando, sempre, uma coloração acastanhada, não obstante, o mesmo é rejeitado no meio recetor em total cumprimento da licença de descarga emitida pela APA”.

A AdCL refere que informou os autarcas presentes na reunião da CIM da Região de Leiria, da passada terça-feira, acrescentou ainda, ao referir que foram detalhadas as condições para a recepção e tratamento de mais efluentes suinícolas brutos, assim como os impactos na ETAR que decorrem das características dos efluentes provenientes dos lixiviados de aterro.

“Discutiram-se as soluções e eventuais custos financeiros para acomodar um pré-tratamento a estes efluentes, tendo em vista otimizar as condições de devolução ao meio hídrico (rio Lis) dos efluentes tratados na ETAR. Conforme transmitido aos presentes na reunião, a AdCL tem vindo a fazer sistemáticos investimentos para aumentar a resiliência das operações na ETAR do Coimbrão”, salienta a AdCL.

A empresa informou ainda que foram dados a conhecer “os investimentos verdes previstos para a ETAR e que contemplam investimentos na produção e eficiência energética, nomeadamente solar e hídrica, para além de um centro de compostagem de lamas, as quais resultam dos processos de tratamento”.

Durante este ano, afirmou a AdCL, foram efectuadas diversas intervenções de “melhoria das condições de funcionamento desta instalação quer na fase de líquida quer na fase sólida e de produção da biogás”.

Encontra-se em curso a remodelação da obra de entrada e do parque de lamas da ETAR, investimento no valor de doismilhões de euros e em fase de preparação, revelou a empresa, ao acrescentar que está também a decorrer a “empreitada de remodelação da fase sólida da ETAR, investimento que ascende os cerca de 1,2 milhões de euros”.

A AdCL adiantou que foi partilhado na reunião com os autarcas, os investimentos na captação e tratamento de água para o abastecimento a Leiria, “através de um novo furo de captação de água para consumo humano, por forma a reforçar a capacidade de fornecimento em caso de necessidade, bem como na evolução das condições de operação no tratamento de água”.

Os investimentos em execução, que ascendem os cerca de 4,1 milhões de euros, permitem assegurar com tranquilidade e eficiência o futuro do abastecimento de águas às populações. A AdCL trabalha diariamente em prol de um ambiente melhor, sendo esta ETAR a única infra-estrutura do país a receber e tratar corretamente efluentes domésticos, suinícolas e lixiviado de aterro, sendo parte da solução, há 14 anos, para a melhoria da qualidade ambiental, nomeadamente do rio Lis”, rematou.

Soluções para Ansião
“Relativamente ao abastecimento de água a Ansião, a Águas do Centro Litoral apresentou as acções em curso que permitirão encontrar complementaridade às captações da Ribeira de Alge, evitando assim, as limitações verificadas no Verão de 2022, muito em função da seca hidrológica”. Também se encontra em execução a “remodelação da ETA da Ribeira de Alge, cujo objectivo é dotar a infraestrutura de melhores condições de funcionamento, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros”.