Economia

Agricultores pedem ajuda para enfrentar javalis

26 jul 2023 13:44

A seca, os incêndios e o custo dos alimentos para os animais deverão fazer parte do conjunto de queixas que a UADL levará em manifestação

agricultores-pedem-ajuda-para-enfrentar-javalis

Cerca de uma centena de agricultores estiveram reunidos no Arrimal, freguesia do concelho de Porto de Mós, para reclamarem apoios e medidas urgentes para enfrentar o problema do excesso de javalis que têm atacado as culturas.

Joaquim Avelino, recém-eleito presidente da União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) para 2023/25, natural daquela freguesia, já fez contas aos estragos provocados pelos animais e, só nos seus terrenos, chegou aos cinco mil euros.

A acção, promovida pela UADL, teve ainda como objectivo perceber por que razão alguns caminhos agrícolas foram, subitamente, fechados por proprietários de pedreiras.

“Temos associados do Arrimal que, até agora, percorriam dois quilómetros para chegarem aos terrenos e passaram a fazer 20 ou mais”, conta o responsável, recordando que os agricultores insistem em mais apoios à agricultura familiar.

A seca, os incêndios e o custo dos alimentos para os animais deverão fazer parte do conjunto de queixas que a UADL levará, em breve, em manifestação, desta vez a um concelho do sul do distrito.