Sociedade
Agressões a agentes da PSP valeram dois anos e três meses de prisão em Pombal
Condenado já tem antecedentes criminais e vai ter de indemnizar polícias
Um homem de 29 anos foi condenado a dois anos e três meses de prisão efectiva por agredir polícias da esquadra da PSP de Pombal. O arguido, que foi condenado pela prática de crimes de injúria agravada e resistência e coacção, terá ainda de indemnizar os dois agentes.
Segundo um comunicado do Comando Distrital da PSP de Leiria, os factos aconteceram a 7 de julho, quando o homem se dirigiu à esquadra de Pombal "no momento em que ali se procedia ao tratamento de uma denúncia pela alegada prática do crime de violência doméstica apresentada pela sua companheira".
"Visivelmente exaltado e sob influência do álcool", o homem tentou demover a companheira de formalizar a denúncia de violência doméstica.
Apesar das tentativas de diálogo por parte dos agentes, no sentido de acalmar a situação, o agora condenado "manteve uma postura agressiva, dirigindo várias injúrias aos agentes de autoridade e avançando na sua direcção de forma hostil e desafiante".
Mesmo após reiteradas advertências para adoptar uma atitude de colaboração, o homem manteve este comportamento, tendo-lhe sido dada voz de detenção.
O arguido ofereceu resistência ao procedimento de detenção e algemagem, provocando, como consequência direta da sua atuação, dores e lesões nos polícias intervenientes.
O homem tem já um histórico de antecedentes criminais.