Sociedade

Afinal, quantas Virgens Peregrinas de Fátima existem?

29 ago 2018 00:00

Imagem percorreu por diversas vezes o Mundo, iniciando o périplo em 1945, pouco depois do final da II Guerra Mundial.

afinal-quantas-virgens-peregrinas-de-fatima-existem-9154

Se a imagem que seguirá em Janeiro para o Panamá, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, é a número 1, então, quantas há no total?

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao Mundo, mas, desde o ano 2000, já não sai do Santuário", diz Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima - é o nome completo do santuário. 

Segundo o recinto mariano da Cova da Iria, existem, ao todo, 13 imagens peregrinas. 

A primeira foi modelada, reza a tradição, de acordo com indicações da própria vidente Lúcia de Jesus, a mais velha dos Pastorinhos, e foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de Maio de 1947. O número 13 foi simbolicamente fixado.

A partir dessa data a imagem percorreu por diversas vezes o Mundo, iniciando o périplo em 1945, pouco depois do final da II Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada logo no ano seguinte.

Após mais de meio século de peregrinação, onde a imagem visitou 64 países dos vários continentes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a imagem número 1 não deveria sair mais, a não ser por "circunstância extraordinária".

Após uma visita ao Brasil para comemorar os 500 anos da chegada de Pedro Alvares Cabral, em Maio de 2000 foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, e, três anos depois, a dia 8 de Dezembro de 2003, no dia da Imaculada Conceição, foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

Em 2018, além das visitas em Portugal às dioceses de Évora, Lisboa, Aveiro, Leiria-Fátima e Santarém, a Imagem de Nossa Senhora esteve ainda em Espanha, Itália, Canadá, Estados Unidos e Benin.

Ainda este ano a Imagem 8, tem agendada uma visita a Paterson, nos Estados Unidos, em Outubro e desde 1 de Maio, a imagem 12 tem percorrido várias dioceses na Colômbia.

O lugar de Campus, no Brasil, venerará até ao final de Outubro a imagem 3 e a imagem 4 conclui no final do ano uma visita iniciada em Novembro de 2016 por várias dioceses italianas a cargo do Movimento Mariano Messaggio di Fátima.