Desporto

Advogado de Leiria cria videocast 90+3 e revisita antigas glórias do futebol

23 jan 2024 18:00

José Miguel Saraiva tem projeto com dois amigos de Viseu e foram convidados a participar na Final Four, em Leiria

advogado-de-leiria-cria-videocast-903-e-revisita-antigas-glorias-do-futebol

Sportinguista assumido e um apaixonado por futebol, José Miguel Saraiva, advogado de profissão, gosta de discutir o desporto rei, sem a guerrilha a que lhe está muitas vezes associada, e com um toque de humor.

Juntamente com dois amigos, Ricardo Quinteiro, consultor, e o Afonso Couto, médico, começou a colaborar com a página de Instagram Fora de Jogo.

Pouco tempo depois decidiram lançar o videocast 90+3, um podcast em formato de vídeo. Investiram em material, no cenário de um estúdio e no seu tempo livre foram desenvolvendo o projecto.

As visualizações e os seguidores dispararam. Actualmente, são mais de 38 mil pessoas que os acompanham.

De conversas a três sobre futebol com humor, surgiram as entrevistas a antigas glórias, árbitros, jornalistas desportivos ou simplesmente apaixonados pelo desporto rei.

Nuno Luz, repórter da SIC, foi o primeiro e abriu-lhes portas para vários entrevistados. Chainho, Dani, Marco Caneira, Sílvio Sá Pereira, Helton, Edinho e Duarte Gomes são alguns dos nomes dos convidados que já passaram pelo estúdio do 90+3.

Todas as segundas-feiras é dia de gravação.

Em Setembro, foram convidados para participar na cimeira da Liga Portugal. Esta semana foram desafiados a estarem presentes na Final Four da Taça da Liga, em Leiria. Jorge Andrade foi o convidado da semana, com o estádio de Leiria como cenário.

Durante esta semana, os jovens vão fazer pequenas entrevistas com ex-jogadores e elementos associados ao Sporting, Benfica, Braga e o Estoril, os quatro finalistas da Taça da Liga, que estão presentes em Leiria.

“Vamos fazer mini-entrevistas, que depois vão sair num vídeo. Fazemos isto em part-time, porque não é a nossa actividade principal, pelo que acabamos por dispensar algumas oportunidades, por falta de disponibilidade”, conta José Miguel Saraiva, revelando que até Fevereiro a agenda está preenchida com convidados, sejam jogadores, jornalistas, treinadores ou comentadores.

A conversa entre apaixonados de futebol tem hora de início, mas não de fim. Depois de se desligarem os microfones e as câmaras o tema futebol continua a valer por muito mais tempo.

Com o jornalista Rui Tovar a conversa saiu do estúdio e passou para uma almoçarada pela tarde fora, onde a bola esteve no centro.

A rapidez com que chegaram às milhares de visualizações no youtube e outras redes sociais surpreendeu-os e já os tornou conhecidos. José Miguel Saraiva conta um episódio que aconteceu consigo durante um torneio de futebol em Lisboa: “o árbitro sabia quem eu era. Veio ter comigo a perguntar se não era eu que fazia o videocast”.

“Já ganhámos dinâmica e conseguimos ter muita proximidade com as entidades com quem queremos ter ligação", assume.