Sociedade

Administração diz que 32 vagas para médicos não chegam

26 jul 2016 00:00

Helder Roque frisa que estas vagas não são suficientes para colmatar as carências.

administracao-diz-que-32-vagas-para-medicos-nao-chegam-4678

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), reage com “satisfação” à abertura de 32 vagas para a contratação de médicos especialistas para a instituição, como noticiou o JORNAL DE LEIRIA na última edição. Helder Roque frisa, contudo, que essas vagas não são suficientes para colmatar as carências, lembrando que o CHL viu, recentemente, alargada a sua área de influência, passando a ser o hospital de referência do concelho de Ourém.

“Esta atribuição de vagas deixanos satisfeitos. É um bom sinal da tutela”, diz Helder Roque, citado por um comunicado do CHL, onde sublinha, no entanto que as “carências de médicos ainda são muito significativas, nomeadamente em algumas especialidades e nas urgências”. Pelo que, a instituição continua na “expectativa” de vir a beneficiar de “mais vagas a breve trecho”.

Tal como o JORNAL DE LEIRIA noticiou, na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou a abertura de 736 vagas para médicos especialistas em todo o País, sendo que, ao CHL foram atribuídas 32. Leiria, aliás, a terceira instituição com mais lugares a preencher, de acordo com a listagem divulgada pela tutela.

“Há já vários anos que continuada e persistentemente vimos alertando para a falta de especialistas no CHL e para as desigualdades em relação a outras instituições, onde o nosso rácio médico/utente é muito menor”, nota Helder Roque. O responsável frisa que a carência de médicos “fez-se sentir mais após a integração de Pombal e Alcobaça, e acentuou-se agora com a entrada de Ourém, passando a abranger 450 mil pessoas.