Saúde

Administração de Saúde esclarece: telefonemas para rastreio são verdadeiros

31 jul 2020 15:57

Ontem, a Administração Regional de Saúde do Centro tinha alertado para a falsidade de telefonemas, que afinal, estão a ser feitos, com convocatórias para o rastreio do cancro da mama.

administracao-de-saude-esclarece-telefonemas-para-rastreio-sao-verdadeiros
Redacção/Agência Lusa

A Administração Regional de Saúde do Centro esclareceu hoje que as convocatórias para rastreio do cancro da mama estão a ser feitos por telefone, não sendo, como a entidade tinha alertado esta quinta-feira, "telefonemas falsos".

Numa nota citada pela Agência Lusa, a ARSC assegura que, afinal, esses telefonemas estão associados às convocatórias por telefone, em vez da habitual carta, para o rastreio do cancro da mama, que foram retomadas em Junho.

No alerta de quinta-feira, a ARSC "referia que a convocatória para o rastreio não se processava telefonicamente, o que, efectivamente, não corresponde à realidade".

"Devido à pandemia, o processo de convocatória para o rastreio do cancro da mama, da responsabilidade da ARSC e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), é agora realizado provisoriamente e em articulação entre as duas entidades, via telefone e enquanto as circunstâncias da pandemia o aconselharem", esclareceu hoje a ARSC.

Na mesma nota, a ARSC refere que, por forma a distinguir o telefonema da NRC-LPCC, "informa-se que o teor do telefonema apenas dá indicações sobre procedimentos ligados ao protocolo de segurança da Covid-19 e transmite à utente a data, hora e local da realização da mamografia".