Sociedade

Adjudicadas obras de 3,5 milhões para requalificar Mercado Municipal de Leiria

19 set 2018 00:00

Trabalhos arrancarão no próximo anos. Antes, terá de ser preparado o mercado provisório, que funcionará do bloco nascente do edifício.

adjudicadas-obras-de-35-milhoes-para-requalificar-mercado-municipal-de-leiria-9262

A Câmara de Leiria aprovou, esta terça-feira, a adjudicação das obras de requalificação do edifício do Mercado Municipal, por cerca de 3,5 milhões de euros.

A empreitada tem um prazo de execução de 365 dias, com os trabalhos a arrancarem em 2019. Antes, terá de ser preparado o mercado provisório, que irá funcionar no bloco nascente do actual edifício.

Durante a reunião de executivo, onde foi aprovada a adjudicação, o vereador Gonçalo Lopes informou que, afinal, os produtores locais serão instalados no interior do mercado e não no exterior, debaixo de uma pala, como chegou a estar previsto, uma alteração que mereceu a “total concordância” dos eleitos do PSD.

Segundo Gonçalo Lopes, após as obras, aqueles vendedores voltarão a ocupar a cave, que será “totalmente” remodelada, assim como todo o bloco poente do edifício. O autarca adianta que a pala prevista no projecto irá avançar, mas terá outros usos ainda por definir.

A requalificação do mercado, que pretende “solucionar, de vez, os graves problemas de controlo higio-sanitários e as deficiências estruturais e de funcionamento” do espaço, contempla também a instalação de um espaço para startup no piso superior.

De acordo com o projecto, os vendedores ficarão concentrados num único espaço – piso térreo do bloco poente –, que será o coração do mercado. O projecto prevê ainda que todas as lojas tenham montra para o exterior e que haja uma zona de esplanada, para cafetaria e restauração, a criar na fachada Sul do piso térreo.

De fora da intervenção ficará a requalificação interior do edifício nascente, onde funciona o centro associativo e os talhos, que terá apenas intervenções ao nível das fachadas e cobertura e pequenas obras para poder acolher o mercado provisório.