Sociedade

Adjudicada construção de acesso "seguro" ao IC2 junto à empresa Roca

19 out 2021 18:06

Obra custará 750 mil euros, dos quais 500 mil serão suportados pela Câmara e os restantes pela empresa.

adjudicada-construcao-de-acesso-seguro-ao-ic2-junto-a-empresa-roca
Acesso vai beneficiar a empresa e os habitantes da zona
DR

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, a adjudicação da construção de um acesso "seguro" ao Itinerário Complementar 2 (IC2), junto à Roca, na freguesia de Colmeias. A obra resulta de um protocolo assinado no início do ano entre a câmara e empresa.

Com um investimento de cerca de 750 mil euros - 500 mil dos quais a suportar pelo município - e um prazo de execução de 210 dias, a intervenção vai incidir sobre a estrada municipal paralela ao IC2, entre os quilómetros 133+373 e 133+895.

Em comunicado, a câmara frisa que a obra irá servir não apenas a empresa e os seus trabalhadores, mas também as povoações e empresas circundantes, que "passam a beneficiar de melhores condições de circulação, sendo também objectivo que o novo acesso aumente o tecido empresarial instalado na zona.

A empreitada prevê a criação de vias de aceleração e de desaceleração adequadas ao fluxo rodoviário existente no IC2, bem como a limpeza e recuperação de valetas existentes e a abertura de bermas, entre outros pequenos trabalhos.

Segundo a nota da autarquia, o acordo com a empresa contempla a afectação ao domínio público municipal de cerca de 2.200 metros quadrados de terrenos pertencentes à Roca, que assume também os estudos e os projectos necessários à execução da obra.

Estes trabalhos constituirão “uma importante mais-valia ao nível da segurança, tornando aquela zona mais atractiva a novos investimentos empresariais”, salienta ainda o município.

Esta adjudicação acontece no âmbito de um segundo concurso público, uma vez que o primeiro procedimento ficou deserto, tendo sido necessário rever os preços e excluir da empreitada a beneficiação do pavimento da Rua dos Sete Arcos e da Rua Principal, prevista no primeiro momento, esclarece o comunicado.