Viver

Actores e realizador de O Crime do Padre Amaro em Leiria para a antestreia da nova série da RTP

11 jan 2023 12:00

Teatro José Lúcio da Silva recebe sessão especial com a presença dos principais protagonistas

actores-e-realizador-de-o-crime-do-padre-amaro-em-leiria-para-a-antestreia-da-nova-serie-da-rtp
A estreia na RTP1 acontece a 16 de Janeiro, pelas 22:30 horas
RTP

O realizador (Leonel Vieira) e os principais protagonistas (José Condessa e Bárbara Branco) da série O Crime do Padre Amaro vão estar em Leiria para a antestreia da nova produção da RTP, que acontece no Teatro José Lúcio da Silva, com a exibição do primeiro episódio.

Além de Leonel Vieira e dos actores que interpretam os papéis de Amaro Vieira e de Amélia, são esperados os principais elementos do elenco, que também inclui José Raposo (Cónego Dias), Filomena Gonçalves (São Joaneira) e outras caras conhecidas.

A sessão no Teatro José Lúcio da Silva decorre no sábado, 14 de Janeiro, com início às 21:30 horas.

A adaptação do romance de Eça de Queiroz produzida pela RTP com a Volf Entertainment, que tem co-produção da Like Creative, da Visom Digital e da Klasszik, é constituída por seis episódios de 45 minutos.

A estreia na RTP1 acontece a 16 de Janeiro, pelas 22:30 horas.

Gravada no centro histórico de Leiria e em localidades do concelho, contou com a colaboração de actores e figurantes locais, por exemplo, de grupos de teatro e de ranchos folclóricos.

O orçamento do projecto ascende a 1,2 milhões de euros e o apoio financeiro do Município é de aproximadamente 200 mil euros -- “ou seja, 16,5 por cento, numa produção que fará uma ampla divulgação de Leiria”", refere um comunicado da Câmara divulgado ontem.

“Esta série constitui uma excelente oportunidade de promoção de Leiria, pela mediatização que oferece ao nosso concelho, e de valorização da passagem de Eça de Queiroz pela nossa cidade, que o inspirou na criação de uma das suas mais brilhantes produções literárias”, comenta o presidente do município, Gonçalo Lopes, citado na nota de imprensa.

“Em 2020, assinalaram-se os 120 anos sobre a morte de Eça de Queiroz e a sua relevância no panorama nacional e internacional cruza-se com a sua passagem por Leiria, quando, em 30 de junho de 1870, tomou posse como administrador do concelho. Durante a sua estadia na cidade, onde esteve cerca de um ano, deixou referências que perduram associadas à sua obra, entre as quais o romance O Crime do Padre Amaro, publicado em 1875, um dos livros mais significativos da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX”, lê-se no documento.