Sociedade

Activados Planos de Emergência de Protecção Civil

16 out 2017 00:00

Incêndios em Leiria e Marinha Grande continuavam por controlar às 3 horas.

activados-planos-de-emergencia-de-proteccao-civil-7340
Jacinto Silva Duro

O Município da Marinha Grande activou o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, às 23:40 horas, na sequência do incêndio iniciado às 14:23 horas, na Burinhosa, concelho de Alcobaça.

Numa nota de imprensa, divulgada na página de facebook da autarquia, é referido que o Plano Municipal de Emergência foi activado em reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil.

"Estão, neste momento, mobilizados todos os meios disponíveis. De acordo com os dados recolhidos, a esta hora, registaram-se dois feridos ligeiros, fora do concelho da Marinha Grande. Continuam a decorrer os trabalhos de combate ao incêndio, nas diversas frentes, que apresentam variações decorrentes da orientação do vento", refere o comunicado.

O presidente cessante da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, adiantou que a situação está "mais controlada na Marinha Grande", estando o incêndio nas localidades de "Pilado e Garcia", onde estão a ser evacuadas algumas habitações "para a Marinha Grande, por precaução".

Na nota de imprensa, o Município da Marinha Grande apela ainda para que as pessoas se mantenham em casa.

"Devem evitar-se deslocações para os locais onde se registam focos de incêndio. Agradece-se, mais uma vez, a generosidade da população e apela-se à colaboração de todos, respeitando as orientações dadas pelas autoridades públicas."

Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, às 02:33 combatiam este incêndio - que teve origem em Burinhosa, na freguesia de Pataias e Martigança, no concelho de Alcobaça - 362 operacionais, apoiados por 110 veículos.

Plano Distrital de Emergência

Também o Plano Distrital de Emergência de Leiria foi activado este domingo, pelas 23 horas, informou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. 

Segundo o autarca, o incêndio que passou do concelho da Marinha Grande para Leiria está “complicado”. 

“Estamos a evacuar todas as localidades que consideramos estarem em perigo e os lares. As pessoas estão a ser encaminhadas para o pavilhão do Souto da Carpalhosa e para o Regimento de Artilharia n.º 4 de Leiria”, adiantou Raul Castro. 

O presidente afirmou que “não é possível dar mais informações, porque todos os elementos não param”. 

O parque de campismo da Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, foi hoje evacuado por ordem da GNR, disse um dos responsáveis daquela estrutura.

João Paulo Moura e Sá, da empresa concessionária do parque de campismo do Pedrógão e também do da Praia da Vieira (concelho da Marinha Grande, também no distrito de Leiria), disse também que a situação é complicada.

“No parque da Praia da Vieira foi pior, mas ainda não conseguimos prever os prejuízos. No Pedrógão, aparentemente o parque terá sofridos danos menores”, explicou, recordando que estavam mais de 100 pessoas naquela unidade. Este incêndio, que teve início em Alcobaça, alastrou-se à Marinha Grande e também a Leiria.