Sociedade

Acordo entre PS, PSD e Chega viabiliza executivo da Junta da Caranguejeira

20 nov 2025 11:56

Novos órgãos autárquicos tomaram posse esta quarta-feira à noite

acordo-entre-ps-psd-e-chega-viabiliza-executivo-da-junta-da-caranguejeira

Está ultrapassado o impasse na formação do executivo da Junta de Freguesia da Caranguejeira, no concelho de Leiria. O acordo entre PS, que venceu as eleições, o PSD e o Chega permitiu a instalação do executivo, que teve lugar esta quarta-feira à noite.

O presidente da Junta, Jorge Dias, adianta ao JORNAL DE LEIRIA que “na véspera chegou-se a uma plataforma de entendimento”, para a viabilização do executivo, que terá como número dois Fernanda Menino, eleita pelo PS, e João Ruivo, que concorreu pelo Chega. Já a mesa da Assembleia de Freguesia será presidida por Oriana Cristóvão, do PSD. Da mesa, fará ainda pare Ana Marques, do PS, e Gustavo Santos, do PSD

Com este acordo, “foi possível desbloquear a situação, que se estava a tornar insustentável”, alega Jorge Dias, para quem “o mais importante é salvaguardar os interesses da freguesia”.

Nas eleições de 12 de Outubro, a lista encabeçada por Jorge Dias venceu, obtendo mais 170 votos do que a candidata do PSD liderada por Oriana Cristóvão, antiga presidente da junta eleita pelo PS que agora concorreu pelos sociais-democratas. Na distribuição de mandatos na assembleia de freguesia, o PS e PSD ficaram, cada um, com quatro, enquanto o Chega garantiu um lugar.

Também na Junta de Freguesia de Turquel está ultrapassado o impasse na formação do executivo. Segundo avança o jornal Região de Cister, um acordo entre o PSD e o Chega permitiu a instalação do novo executivo, liderado por Sílvia Tereso (PSD) e do qual fazem ainda parte Tânia Alves (PSD) e Paulo Carvalho (Chega).