Viver
Acaso. Festival sobe ao castelo com o teatro Acert
Dois espectáculos para ver em Leiria neste fim-de-semana

As primeiras apresentações em Leiria no contexto da 30ª edição do festival Acaso acontecem neste fim-de-semana e envolvem as companhias Astro Fingido (sediada em Paredes) e Acert (de Tondela) que vão actuar, respectivamente, no Teatro Miguel Franco e no castelo de Leiria.
Mulheres Móveis, pela Astro Fingido, é um espectáculo construído a partir de testemunhos reais de mulheres carreteiras e do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra. Propõe uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias de mulheres que transportavam móveis à cabeça, no concelho de Paredes. Com dramaturgia e encenação de Fernando Moreira, conta com interpretações de Ângela Marques, Filomena Gigante, Luísa Calado e Patrícia Queirós. Para ver no Sábado, pelas 21:30 horas.
Car12 – A Grande Viagem, pela Acert, ideia original de Miguel Cardoso com encenação de José Rui Martins e interpretações de André Cardoso e Miguel Cardoso, chega ao público no domingo, pelas 18 horas, numa parceria com o Teatro José Lúcio da Silva. “Um dueto em viagem num veículo surpreendente”, lê-se na nota de divulgação. “Uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos”.
Este ano, o festival de artes performativas Acaso, que O Nariz organiza, prolonga-se até 2 de Novembro e, no total, contempla quase 30 apresentações. Participam artistas de Portugal, Espanha, Estónia, França e Inglaterra.