Sociedade

Academia Pro-Estágio junta escolas e centros de formação

26 mai 2017 00:00

Tiago Brandão Rodrigues visitou a Escola Secundária Calazans Duarte, na Marinha Grande,

academia-pro-estagio-junta-escolas-e-centros-de-formacao-6524

Escolas e centros de formação dos concelhos da Marinha Grande, Leiria e Pombal vão criar uma Academia Pro-Estágio, que visa a formação dos tutores que acompanham os alunos em estágio, melhorando a eficiência da experiência dos alunos dos cursos profissionais.

Esta nova academia inicia o seu funcionamento ‘piloto’ no segundo semestre deste ano, envolvendo dez empresas e estabelecimentos de ensino. A metodologia de funcionamento foi já acertada entre os elementos que a integram e inserem-se nas medidas previstas no Pacto Territorial do Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande.

De forma a fortalecer esta relação entre escolas e empresas, será criada a figura do Técnico de Integração Profissional (TIP), que será recrutado junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), revelou o director do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, durante a visita do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à Escola Secundária Calazans Duarte, na Marinha Grande, na sexta-feira.

O assunto já tinha sido também divulgado na Semana do Empreendedorismo, que decorreu na incubadora Open. O projecto prevê ainda a existência de um tutor, em cada empresa, responsável pela integração do estagiário, e a criação de um ‘selo de qualidade’ que distinga as empresas participantes, adiantou Rui Tocha, responsável da PoolNet (que faz a gestão e coordenação do Pólo de Competitividade ‘Engineering & Tooling’), também ela parceira deste projecto.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.