Viver

Acácio Sousa assina livro sobre as tradições populares de Leiria

13 jun 2022 17:21

Apresentação esta tarde na Casa do Terreiro, pela editora Hora de Ler

acacio-sousa-assina-livro-sobre-as-tradicoes-populares-de-leiria

O lançamento do livro Concelho de Leiria – Manifestações Populares de Tradição, da autoria de Acácio Sousa, está agendado para esta segunda-feira, pelas 18 horas, em Leiria.

Segundo a editora Hora de Ler, a sessão, a realizar no Celeiro da Casa do Terreiro, sede da Caixa de Crédito de Leiria, conta com a participação de Marco Daniel Duarte, para apresentar a obra.

Está também prevista uma breve encenação etnográfica a cargo do grupo de teatro O Gato.

Na sinopse de Concelho de Leiria – Manifestações Populares de Tradição lê-se que “o trabalho e o quotidiano foram sempre marcados, ora pelo temor ora pelo louvor festivo à entidade divina e a marcação dos momentos de alegria ou de pesar passou a estar presente na religiosidade, nas tradições profanas e mesmo nas ementas dos dias de trabalho e dos dias festivos”.

Para as populações dos diferentes lugares, “agruparem-se em volta destes pretextos era fulcral para a sobrevivência das sociedades”.

É uma abordagem desta temática entre as comunidades do concelho de Leiria que se encontra no livro assinado por Acácio Sousa.

Desde tempos imemoriais, logo que as comunidades humanas se foram sedentarizando, o calendário agrícola foi-se regendo por aquilo que era percebido como regulador das produções: o calendário solar e o calendário lunar, ciclos diferenciadores hoje chamados estações do ano, refere a nota de divulgação.

O calendário juliano, de Júlio César, como é reproduzido na capa deste livro, tentou ligar esses momentos cíclicos ao que era vital para os grupos sociais. Aos meses de dificuldades associados ao inverno, sucediam-se Abril que prenunciava a Natureza a (re)abrir, Maio que honrava Maia, a deusa da abundância, e Junho, o mês de Juno, a deusa da família. No séc. XVI, o Papa Gregório XIII definiria o calendário gregoriano que se mantém nos dias de hoje, sem perder de vista a organização da vida face aos ciclos dos tempo, assinala-se no texto.

A investigação de Acácio Sousa pretende contribuir para o conhecimento de tantos saberes-fazer e saberes-estar relativos às temáticas que, nos seus três capítulos, passam pelos olhos do leitor, quando se tratam as manifestações populares profanas, as festas e romarias e a gastronomia regional relativas a Leiria e ao seu termo.

A obra contém quadros de consulta imediata, que se juntam ao glossário breve relativo à gastronomia, o que permite a oportunidade de leitura em tempos diferenciados e como repositório de conhecimento para consulta rápida.