Sociedade

Aberto concurso para concessão de antiga sede de serviços florestais em Leiria e do posto fiscal de São Pedro de Moel

18 nov 2020 16:10

Concessões serão por 25 anos e destinadas a fins turísticos

Está aberto o concurso para a concessão, para fins turísticos, de duas moradias, localizadas nas ruas Machado Santos e Dr. José Jardim, em Leiria, que acolheram, tempos, serviços relacionados com a Administração Florestal.

Entre os imóveis agora a concurso, ao abrigo do programa Revive Natureza, está também o antigo posto fiscal de São Pedro de Moel.

As candidaturas podem ser apresentadas até 16 de Fevereiro e o objectivo é promover a requalificação e valorização de imóveis do Estado que estejam devolutos, através de novas utilizações para fins turísticos.

No distrito, está prevista a concessão de dez imóveis, entre antigas casas de guardas florestais, um posto fiscal desactivado e várias moradias que, em tempos, estiveram atribuídas a funcionários dos serviços florestais.

Para já, avança o concurso para as duas moradias em Leiria e para o antigo posto fiscal de São Pedro de Moel, localizado na rua Nicolau Bettencourt.

As casas em questão, que vão a concurso em conjunto, ocupam uma área total de 378 metros quadros (251 de área coberta). Uma tem três pisos e seis divisões e a outra dois pisos e quatro divisões.

Em relação ao antigo posto, a concessão abrange uma área de 188 metros quatros (120 dos quais cobertos), onde está implantada a casa, com um piso, e um anexo.

A concessão será por 25 anos e, de acordo com o cadernos de encargos, são valorizadas propostas apresentadas por pessoas ou entidades residentes ou com sede nos concelhos onde se localizam os imóveis ou em povoações limítrofes e com “características sociais, ambientais e inovadoras para a sustentabilidade dos territórios”.

A atribuição dos direitos de exploração turística dos imóveis implica a realização de obras de reabilitação e manutenção dos imóveis.