Viver

Abertas inscrições para o Prémio “Villa Portela”

4 jun 2020 18:44

Trabalhos sobre história local e património da região de Leiria e concelho de Ourém podem ser entregues até ao dia 31 de Julho.

abertas-inscricoes-para-o-premio-villa-portela
Prémio foi criado por Ricardo Charters d’Azevedo em homenagem aos seus antepassados que habitaram na Villa Portela, em Leiria.
Ricardo Graça

As inscrições para a quinta edição do Prémio Villa Portela, iniciativa que pretende incentivar a investigação e a promoção da história local e do património do distrito de Leiria e concelho de Ourém, encontram-se abertas. As candidaturas pode ser efectuadas até ao dia 31 de Julho.

De acordo com o regulamento, cada concorrente deve apresentar apenas um trabalho, com o vencedor a receber um prémio pecuniário (2.000 euros) e a possibilidade de publicação da respectiva monografia.

Criado por Ricardo Charters d’Azevedo em homenagem aos seus antepassados que habitaram na Villa Portela, em Leiria, o prémio passou a ser suportado pelo Município após a passagem daquele espaço para a esfera autárquica, com o objectivo de o transformar num Centro de Artes.

Com periodicidade bienal, o Prémio Villa Portela resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria.

O vencedor da última edição foi José Manuel Dias Poças das Neves pela obra Arthur d’Oliveira Santos. O percurso da vida de um idealista republicano (1884-1955).