Conteúdo Comercial

Abertas as candidaturas aos United World Colleges para estudantes portugueses

20 nov 2023 11:54

Alunos têm uma oportunidade de viver e estudar com uma comunidade internacional

De 9 de novembro de 2023 a 23 de dezembro de 2023 estarão abertas as candidaturas aos United World Colleges (UWC), para estudantes portugueses que desejem terminar o ensino secundário num dos 18 colégios espalhados por todo o mundo.

Alemanha, Índia, Reino Unido, Costa Rica ou Japão, são alguns dos países para onde poderão ir estudar.

A UWC Portugal encoraja todos os alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade a candidatarem-se.

Nos UWC, os alunos poderão conviver e aprender num ambiente intercultural que privilegia a cooperação entre povos e culturas através da educação, da convivência e do voluntariado social.

Os alunos têm uma oportunidade de viver e estudar com uma comunidade internacional assim como desenvolver e participar em causas sociais em prol da paz e de um futuro sustentável.

Nos UWC, os alunos selecionados terão oportunidade de, ao longo de dois anos, completar o International Baccalaureate, diploma reconhecido internacionalmente, que, em Portugal, tem equivalência ao 12.º ano.

O International Baccalaureate é um programa que oferece disciplinas alternativas àquelas estudadas em Portugal, sendo conhecido pela excelente preparação dos alunos para o ensino superior.

Os estudantes selecionados, que demonstrem necessidade de apoio financeiro, poderão obter bolsas de estudo adequadas à sua condição financeira e esta pode mesmo cobrir a totalidade dos custos desta experiência.

Ninguém se deve deixar de candidatar devido ao seu contexto socioeconómico pois o movimento UWC defende, através do seu programa robusto de bolsas, o acesso equitativo a esta educação transformadora.

Como a Raquel, ex-aluna do UWC Mahindra, na Índia, partilha: “estudar num UWC rapidamente se tornou na melhor experiência da minha vida. Os alunos vêm de todo o mundo, e quando estamos juntos numa sala de aula, começam-se debates e projetos que só poderiam acontecer aqui. Consigo ver o mundo da minha escola.”

Todos os documentos relativos às candidaturas e demais informações estão disponíveis no site da Associação UWC Portugal (http://pt.uwc.org) e através do email (info@pt.uwc.org).

Disponibilizamo-nos ainda a apresentar os UWC às instituições interessadas através de sessões Zoom, ou sessões presenciais em território nacional (mediante disponibilidade dos nossos voluntários - antigos e atuais alunos - e, claro, da instituição).

Para mais informações contactar: info@pt.uwc.org

Os 18 colégios UWC estão espalhados por todo o mundo (Itália, Reino Unido, Tailândia, Costa Rica, Hong-Kong, Arménia, China, Holanda, Índia, Bósnia-Herzegovina, Japão, Canadá, Noruega, Alemanha, Singapura, Estados Unidos da América, Suazilândia e Tanzânia). Cada colégio tem representadas cerca de 80 nacionalidades, promovendo a diversidade de alunos e docentes.

Em 1969 foi selecionada a primeira aluna portuguesa a representar Portugal nestes colégios.

Há, neste momento, 18 alunos portugueses a frequentar UWC (http://www.pt.uwc.org/nossosalunos).

A Associação UWC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivos a divulgação, seleção e angariação de fundos para que alunos portugueses possam representar Portugal nos UWC.