Sociedade

Abaixo-assinado alerta para insegurança no centro histórico de Leiria

17 jul 2023 12:57

Comerciantes e moradores subscrevem carta aberta ao comandante distrital da PSP a expressar “profundo descontentamento com as condições de segurança” da zona histórica da cidade

abaixo-assinado-alerta-para-inseguranca-no-centro-historico-de-leiria
Nos últimos 10 anos, o efectivo da PSP no distrito perdeu "cerca de 50 polícias”.
Ricardo Graça

Seis dezenas de moradores e comerciantes do centro histórico de Leiria subscreveram um abaixo-assinado dirigido ao comandante distrital da PSP que alerta para o “profundo descontentamento com as condições de segurança” desta zona da cidade.

No documento, os subscritores dão nota da ocorrência de furtos em estabelecimentos, “assaltos em pleno dia a cidadãos na rua, vandalismo, desacatos e ameaças em primeira mão à porta de estabelecimentos comerciais”. São ainda referidas situações de “violência gratuita”.

“A sensação com que fica a população é de uma falta de segurança extrema”, lê-se no documento, enviado também ao presidente da câmara e ao qual o JORNAL DE LEIRIA teve acesso.

No abaixo-assinado, os subscritores dizem compreender “as limitações de recursos” com que se depara o Comando Distrital da PSP, mas alegam que “a falta de operacionais no terreno resulta numa notória diminuição do policiamento de proximidade e visibilidade, o que, por sua vez, se desdobra em preocupações por parte da população, especificamente os moradores e comerciantes da baixa leiriense”.

“Sentimos que estamos cada vez mais distantes do seu comando de forças policiais, cuja ausência de patrulhamento, demora na resposta e intervenções infrutíferas acabam por reforçar a sensação de abandono e a ideia de que não há quaisquer consequências para com este tipo de comportamento”, reforçam os comerciantes e moradores do centro histórico, que assinaram o documento.

O assunto já tinha sido abordado na última reunião de câmara, realizada na semana passada, por um dos subscritores do abaixo-assinado. Na ocasião o presidente do município reconheceu a necessidade de “reforço de meios” da PSP, a acompanhar o reforço na vídeo-vigilância, que está em curso, com a ampliação do sistema já em vigor.

Reconhecendo a importância do investimento na vídeo-vigilância, os subscritores do abaixo-assinado assinado alega, no entanto, que sem operacionais no terreno o sentimento é de que estão “numa terra, bairro, sem lei”.