Viver

A viagem de Natércia Lameiro a solo abre com histórias, rios e trovoadas

18 jun 2022 10:00

CD de estreia e concerto este sábado em Leiria

a-viagem-de-natercia-lameiro-a-solo-abre-com-historias-rios-e-trovoadas

No primeiro longa-duração a solo, com o título A Cantadora de Histórias, Natércia Lameiro propõe “uma viagem”.

O álbum, que fica disponível esta sexta-feira, 17 de Junho, nas plataformas digitais e em CD, atravessa paisagens e estados de alma.

Seis canções “autobiográficas”, por quem utiliza a música “como terapia”, surgem interligadas por outros tantos registos sonoros, com duração inferior a um minuto, que incluem a nascente do rio Lis, os pássaros no jardim da casa da família em Leiria e também as trovoadas de Madrid, cidade onde a compositora vive e trabalha desde 2019.

No sábado, um dia após o lançamento de A Cantadora de Histórias, Natércia Lameiro actua no festival A Porta. A primeira apresentação do disco em Leiria inicia-se pelas 15:30 horas no palco do Centro Cívico, na Rua Direita, com a colaboração do músico Alejandro Ruiz. Harpa, concertina, piano e guitarra, além da voz, são os instrumentos alinhados para o concerto.

Todos os temas no álbum de estreia, que navega através dos géneros folk e pop, “provêm de uma história ou falam de uma história”, explica Natércia Lameiro ao JORNAL DE LEIRIA. Evocam o mar, o rio, a montanha, a fauna, a flora, a tempestade. “Mais do que lugares físicos, são momentos” de um todo que “só é possível experienciar em formato físico”, ou seja, em CD, porque nas plataformas digitais não vão estar os ambientes entre canções, captados ao longo dos anos, “em vários lugares do mundo”.

No disco de estreia, a cantautora e multi-instrumentista natural de Leiria canta em português, português do Brasil, francês e inglês. Assina todas as letras, gravou desde acordeão até areia do Saara e contou com o irmão Simão Lameiro na melódica e com Matilde Cruz nas segundas vozes.

Os temas serão partilhados ao longo dos próximos meses no canal de You Tube da artista, com animações concebidas por ela.

Em Espanha, Natércia Lameiro trabalha como realizadora na Domestika, uma comunidade online que junta criativos de todo o mundo.