Conteúdo Comercial

À procura do primeiro emprego? Um guia para jovens profissionais

29 nov 2023 14:27

Enfrentar o mercado de trabalho pela primeira vez pode ser intimidante, uma vez que se trata de um contexto repleto de incertezas e desafios

a-procura-do-primeiro-emprego-um-guia-para-jovens-profissionais
.
Fotografia: Unsplash

O momento de procurar o primeiro emprego é crucial na vida de qualquer jovem.

Esse passo representa o início de uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.

Enfrentar o mercado de trabalho pela primeira vez pode ser intimidante, uma vez que se trata de um contexto repleto de incertezas e desafios.

Sendo assim, a preparação é fundamental, seja em termos de habilidades técnicas e académicas ou na capacidade de se apresentar de forma convincente aos potenciais empregadores.

O mercado de trabalho atual caracteriza-se pela sua constante evolução.

As mudanças tecnológicas, as transformações socioeconómicas e as mais recentes exigências das empresas moldam as oportunidades e desafios para os candidatos.

É vital, portanto, compreender as competências mais valorizadas no momento, tais como adaptabilidade, pensamento crítico e competências digitais.

Além disso, a capacidade de comunicar eficazmente as próprias competências e motivações é igualmente importante.

A importância do currículo e da carta de apresentação

Um dos primeiros passos ao procurar um emprego é a criação de um currículo e uma carta de apresentação.

O currículo fornece um resumo das qualificações e experiências, ao passo que a carta de apresentação dá a oportunidade de expressar de forma mais pessoal e direta o interesse pela vaga e o quanto se adequa ao perfil procurado pela empresa.

É o espaço perfeito para contar a sua história.

Também deve destacar as suas motivações e demonstrar como as suas competências e experiências podem alinhar-se com os requisitos do emprego.

A fim de obter orientações adicionais sobre como elaborar de forma eficaz estes documentos, é possível encontrar em plataformas online vários exemplos de currículos e modelos de cartas de apresentação concebidos e testados por profissionais.

Ao adaptá-los ao contexto e às necessidades exigidas pela vaga à qual se está a candidatar, garante que a primeira impressão seja a melhor possível.

A carta de apresentação é, em muitos casos, o primeiro ponto de contacto com um potencial empregador.

Por isso, deve ser redigida de forma cuidada para causar uma impressão positiva. Iniciar a carta com uma saudação profissional e uma introdução que capte a atenção do leitor é crucial.

Seguidamente, deve destacar experiências relevantes, habilidades e realizações.

Importa também demonstrar conhecimento sobre a empresa e explicar por que se é um bom candidato para a posição.

Ao lado de uma boa carta de apresentação, é importante ter um currículo forte e com todas as informações necessárias condensadas sobre si.

O documento deve conter a sua formação, mas o mais importante é que destaque as suas competências e conquistas que possa já ter do tempo de estudante.

Se ainda não tem experiência de terreno, terá de incluir todas as formações, bem como atividades estudantis e extracurriculares que possam estar relacionadas com a vaga.

Adapte-se às novas realidades

Além da apresentação escrita, é essencial estar preparado para as novas realidades do ambiente de trabalho.

Muitas empresas estão a adotar estruturas de trabalho mais flexíveis, incluindo o trabalho remoto.

Adaptar-se a esses novos modelos exige competências técnicas e também capacidades de comunicação, gestão do tempo e autodisciplina.

A comunicação eficaz, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade são cada vez mais valorizadas pelos empregadores.

Estas competências, que se aplicam em diversos contextos profissionais, podem ser desenvolvidas via experiências variadas, tais como voluntariado, estágios, projetos académicos ou mesmo hobbies.

A criação de uma rede de contactos profissionais, também conhecida por networking, é outra ferramenta valiosa ao procurar um primeiro emprego.

Participar em eventos, feiras de emprego ou aderir a grupos profissionais nas redes sociais pode abrir portas e trazer maior conhecimento sobre o mercado de trabalho.

Para tanto, é importante ter uma conta em sites como o LinkedIn, onde é possível divulgar o seu currículo e estabelecer conexões de trabalho.