Viver

"A Música dá Trabalho" arranca amanhã em Alcobaça

22 mar 2023 14:03

Iniciativa explica aos alunos quem faz o quê, antes da música lhes chegar aos ouvidos

a-musica-da-trabalho-arranca-amanha-em-alcobaca
Primeira sessão decorrerá na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto
DR

O projecto A Música dá Trabalho arranca amanhã em Alcobaça. Em causa está uma iniciativa cultural, comunitária e educativa da Omnichord Records (CCER Mais, CRL), que resulta da candidatura Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas, apresentada à Direcção-Geral das Artes, à qual o Município de Alcobaça agora se associa.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que se uniu a este projecto "por ser um território de grande desenvolvimento das artes performativas, que visa promover concertos em escolas, capacitando os alunos do ensino secundário sobre as múltiplas funções e profissões associadas ao sector musical".

A capacitação, explica, "é efectuada através da participação dos alunos, acompanhados de mentores especializados, durante os momentos em que as equipas técnicas estão a desenvolver os diferentes trabalhos e que possibilitam que um concerto seja apresentado ao público".

"Após a montagem, haverá um momento aberto em que os alunos podem colocar dúvidas relativas às profissões envolvidas, depois são convidados a assistir a um showcase. Paralelamente, recebem um exemplar do livro A Música Dá Trabalho, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira e ilustrações de Diogo Monteiro (Tenório), que reflectem profissões ou funções ligadas à indústria da música", especifica a autarquia.

"Da técnica de luz à gestora de redes sociais, da engenheira de som ao assistente de palco, da compositora ao agente, são 22 personagens que guiam os alunos na descoberta de quem faz o quê antes da música lhes chegar aos ouvidos", prossegue a câmara.

"Alcobaça, território onde a música tem grande tradição comunitária e associativa, com ilustres músicos de carreira internacional, tem o capital humano ideal para acolher este projecto, ajudando paralelamente a criar novos públicos e a estimular a criação artística", considera a autarquia.

No âmbito deste projecto estão agendadas três sessões, a decorrer amanhã, dia 23 de Março, na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, dia 27 de Março, no Externato Cooperativo da Benedita, e dia 20 de Abril, na Escola Secundária D. Inês de Castro.