Saúde

A música como terapia profissional

27 ago 2016 00:00

Associação Portuguesa de Musicoterapia quer o reconhecimento da profissão.

a-musica-como-terapia-profissional-4883

Em festas, em viagens entre casa e o trabalho ou em momentos de reflexão. São vários os motivos e ocasiões que levam as pessoas a ouvir música. Mas há também quem a ouça como terapia profissional.

Promover competências cognitivas, reduzir a tensão e a ansiedade, promover a diminuição de comportamentos inadequados ou desenvolver o relacionamento e interacção são alguns dos benefícios da musicoterapia, explica Ana Esperança, presidente da Associação Portuguesa de Musicoterapia (APM).

“A musicoterapia é uma intervenção clínica, dirigida a indivíduos que possuem dificuldades comunicacionais, sociais, comportamentais e emocionais”, esclarece a especialista. É um processo sistemático de intervenção, adianta, “no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover a sua saúde através de experiências musicais e da relação que se cria entre ambos como força dinâmica de mudança”.

As sessões variam de doente para doente, consoante as problemáticas, idade ou fase da vida do paciente, explica Ana Esperança. “A musicoterapia pode actuar em qualquer fase do desenvolvimento do ser humano, desde a fase pré-natal ao término de vida.”

Os domínios da intervenção desta terapia são bastante abrangentes, podendo ser aplicada em “contexto de saúde mental, educação especial, prevenção e intervenção comunitária, medicina, reabilitação física e geriatria”, frisa a terapeuta.

*Ana Camponês

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.