Viver

A incrível epopeia à volta do mundo para pais do rock e filhos com punkada

6 nov 2020 10:32

Livro de Rita Nabais e Joana Raimundo, editado pela Escafandro, chega ao Reino Unido e Austrália, depois da Suécia, Estados Unidos, México e Canadá

a-incrivel-epopeia-a-volta-do-mundo-para-pais-do-rock-e-filhos-com-punkada
Rita Nabais, responsável pelo texto e pesquisa, fotografada em Alcobaça
Ricardo Graça

Depois de desembarcar nos Estados Unidos, México e Canadá no ano passado, A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada chega agora ao Reino Unido e Austrália com o título History of Rock for Big Fans and Little Punks.

O livro de Rita Nabais (texto e pesquisa) e Joana Raimundo (ilustrações), editado pela Escafandro, completa mais uma etapa na viagem à volta do mundo iniciada em 2017 em Alcobaça e que logo em 2018 acostou na Suécia.

A mais recente edição está a cargo da Wren & Rook, do Hachette Children Group, que publica, por exemplo, a obra de Enid Blyton, a criadora original das aventuras de Noddy e Os Cinco.

O acordo significa que a editora com sede em Londres garante os direitos para o Reino Unido, Austrália e resto do mundo, excepto o Brasil (que a Escafandro mantém) e os países onde o livro já está à venda. E representa um mergulho no politicamente correcto, com a banda Butthole Surfers a ser excluída devido ao nome (em português, surfistas do ânus) e Michael Jackson a ficar de fora por causa da polémica do documentário Leaving Neverland, que acusa o músico de pedofilia.

E entra Billie Eilish

Tem sido uma jornada inesperada e no Canadá, por exemplo, Rita Nabais viu-se quase estrela da rádio, com entrevistas por telefone para dezena e meia de estações.

Em inglês, em directo e à volta de um tema central: a ignorância da cantora Billie Eilish relativamente aos Van Halen (em Dezembro, no programa de televisão Jimmy Kimmel Live!) implica que o rock passou, defintivamente, à história?

O negócio para a América do Norte com a Triumph Books, por outro lado, está na origem da edição aumentada de A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada, que inclui mais de 20 bandas novas e mais de 40 ilustrações novas, além do prefácio de Fernando Ribeiro, letrista e vocalista dos Moonspell.

Já na Suécia, a edição, de 2018, é responsabilidade da Fandrake e o prefácio tem assinatura do músico Dregen dos The Hellacopters

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ