Sociedade

A funcionar há 10 anos, A19 tem um terço do trânsito previsto

19 nov 2021 09:10

A 19 de Novembro de 2011 entrava em funcionamento a A19, a estrada prometida para afastar o tráfego da frente do Mosteiro da Batalha , um objectivo que está "por cumprir".

a-funcionar-ha-10-anos-a19-tem-um-terco-do-transito-previsto
A19 entrou em funcionamento em Novembro de 2011
Maria Anabela Silva

Completam-se esta sexta-feira, dia 19, dez anos sobre a entrada em funcionamento da A19, a estrada prometida e projectada para afastar o trânsito da frente do Mosteiro da Batalha, mas que está longe de cumprir esse objectivo.

A estimativa de tráfego, prevista no estudo de viabilidade, apontava para uma média diária de 15 mil veículos, mas os números reais estão bastante aquém. De acordo com os relatórios de Tráfego na Rede Nacional de Auto-Estradas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, mesmo no melhor ano - o de 2019 - a média diária foi pouco mais de um terço do previsto, com 5.800 viaturas/dia no sublanço Batalha-Azoia.

No troço entre São Jorge e Batalha a média nesse ano, a mais elevada dos oito anos de que há registo - não existem dados disponíveis relativos a 2011 e 2012 - ficou-se pelos 4.878 (ver gráficos).

A fraca utilização da via reflecte-se também nos resultados financeiros da subconcessão do Litoral Oeste, que integra a A19 (variante da Batalha), o IC36 (que faz a ligação entre o Alto Vieiro e Pousos), e o IC9 (que liga Nazaré e Tomar). No final de 2019, a concessão registou um défice de quase 149 milhões de euros.

De acordo com o Boletim Anual das PPP [Parcerias Público-Privadas] - 2019, os proveitos arrecadados pela concessão cobrem apenas três por cento dos encargos.

<
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ