Sociedade

“A esquadra de Pombal não é uma esquadra da PSP para o século XXI”

12 jul 2022 10:30

Preocupação com o reduzido número de agentes na cidade

a-esquadra-de-pombal-nao-e-uma-esquadra-da-psp-para-o-seculo-xxi
“É importante a presença dos agentes da PSP no terreno para as pessoas perceberem que se podem sentir seguras", Pedro Pimpão
Google
Jacinto Silva Duro


Na reunião da semana passada da Assembleia Municipal de Pombal, o eleito social-democrata Henrique Mota alertou para pouco patrulhamento de proximidade e pouca visibilidade dos agentes da PSP na cidade.

“Tenho-o verificado, por a minha actividade profissional ser no centro de Pombal.” O deputado municipal questionou o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, se saberia se a ausência de agentes policiais nas ruas da cidade “decorre da política interna de funcionamento da polícia ou da falta de meios humanos na esquadra local”.

Pimpão respondeu que já teve a oportunidade de falar com o comissário e com o superintendente distrital, no sentido de os alertar para a necessidade de reforçar o patrulhamento.

“É importante a presença dos agentes da PSP no terreno para as pessoas perceberem que se podem sentir seguras. Tenho a percepção de que as coisas estão a melhorar.”

O autarca sublinhou ainda que, tanto a PSP como a GNR, são instituições que “vivem com dificuldades e com recursos escassos” e que é necessário “fazer pressão no Ministério da Administração Interna para que reforce os profissionais na esquadra de Pombal.”

O presidente da Câmara lamentou ainda as condições para albergar os agentes da PSP em Pombal, que, diz, não são boas.

“Estava na hora de a polícia ter melhores condições. Esta é uma competência única e exclusiva do Ministério da Administração Interna”, afirmou sugerindo que seria “importante” que o PRR ou o Portugal 2030 tivessem uma linha de financiamento para melhoria das condições dos profissionais de segurança.

“A esquadra de Pombal não é uma esquadra da PSP para o século XXI. Merecia atenção dos responsáveis políticos. Os nossos agentes da PSP, tal como os cidadãos que ali se deslocam merecem” outro acolhimento.

PSP assegura
“Ocorrências são as ‘normais’”


Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, o comandante distrital da PSP, José Figueira, informou que “não existem registos de ocorrências que sustentem” alegações de falta de segurança.

“As ocorrências registadas são as ditas ‘normais’ para uma cidade com as características de Pombal. Ou seja, não há registo de ocorrências complexas e ou problemáticas, geradoras dum clima de insegurança.”