Viver

25 de Abril. Centenas de espectáculos, concertos e exposições festejam a liberdade durante um mês

5 abr 2024 11:00

Começam já no fim-de-semana, alguns dos destaques dos vários programas que, de norte a sul do distrito de Leiria, e em Ourém, com nomes como Sérgio Godinho ou Vitorino, assinalam meio século de democracia

25-de-abril-centenas-de-espectaculos-concertos-e-exposicoes-festejam-a-liberdade-durante-um-mes
Na Festa do Povo, Vitorino (na foto) e Janita Salomé vão juntar-se à Filarmonia das Beiras
Ricardo Graça

Vitorino e Janita Salomé, Sérgio Godinho, Brigada Victor Jara. E muitos, muitos mais. Ao longo do mês de Abril, em Ourém e de norte a sul do distrito de Leiria, há palco para as palavras, os sons e as imagens que celebram a revolução do pão, da habitação, da saúde e da educação. Vem à memória uma frase batida (a cantiga é uma arma) e recorda-se o caminho da ditadura para a democracia, enquanto, através da arte, se festeja a liberdade conquistada há 50 anos. Com livros e música, mas também com teatro, dança e cinema. Não falta o que escolher, entre centenas de espectáculos, concertos e exposições, nos vários concelhos da região, alguns deles já nos próximos dias.

Em Leiria, foi inaugurada esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a exposição 25 de Abril – 50 Anos, de Alfredo Cunha, que captou em Lisboa os principais momentos do golpe militar de 1974, com 20 anos de idade, em serviço para o jornal O Século, incluindo a icónica fotografia de Salgueiro Maia no Largo do Carmo.

Outro destaque, em Leiria, é a Festa do Povo, de 24 a 28 de Abril, com tasquinhas, artesanato, reconstituições etnográficas, momentos encenados, animação deambulante e concertos de Magma, Banda Kroll, Elsa Gomes, Índios da Meia Praia, David Fonseca, Orquestra Jazz de Leiria com Samuel Úria, o tributo a Zeca Afonso pelo coro Ninfas do Lis, Catraia e Inês Apenas a cantarem Abril, JP Simões e Surma com canções de José Mário Branco e, no contexto do 42.º Festival Música em Leiria, a Orquestra Filarmonia das Beiras com Vitorino e Janita Salomé.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ