Opinião

Visite o Castelo de Leiria

8 abr 2021 16:50

O importante é promover o castelo como principal elemento identitário da cidade de Leiria.

Sempre que existe uma intervenção num monumento, seja ela de restauro, conservação, alteração ou adaptação, é sempre alvo de aplausos por uns e assobios por outros. São de salutar as opiniões divergentes, desde que tenham por base a coerência da consequência das mesmas.

Nos últimos anos os castelos da região foram ou ainda estão a ser alvo das respetivas intervenções, como Porto de Mós, Pombal, Ourém e Leiria. É pena que não se possa fazer muito mais pelo Castelo de Alcobaça.

No caso concreto de Leiria, em que o castelo reabrirá no próximo dia 22 de maio – data em que se comemora o Dia da Cidade, embora seja o dia da criação da Diocese de Leiria (1545), a cidade foi a 13 de junho do mesmo ano –, as críticas, sejam elas positivas ou negativas, têm mais um argumento de discussão.

É ele os acessos mecânicos (elevador ou ascensor) que possibilitarão aos visitantes chegarem mais comodamente ao monumento, usufruindo do estacionamento junto ao estádio municipal.

No entanto, sem querer fazer uma análise das recentes obras no Castelo de Leiria, visto não ter conhecimentos para tal, a verdade é que a própria reconstrução desenhada e projetada pelo arquiteto Ernesto Korrodi também foi alvo de imensas críticas, algumas bem negativas, que ainda pairam em pleno século XXI – basta relembrar as discussões da “Liga dos Amigos do Castelo”.

Contudo, o Castelo de Leiria é reconhecido como o mais “bonito” de Portugal.

Se calhar, no tempo do presidente Lemos Proença, um ascensor desde a Nossa Senhora da Encarnação até ao castelo teria sido um projeto inovador...

O importante é promover o castelo como principal elemento identitário da cidade de Leiria. Para tal, é fulcral atrair os leirienses ao castelo. Estes podem e devem ser os primeiros promotores do maior símbolo de Leiria, construído ainda antes da Nacionalidade, já para não referir a história anterior ao século XII que aquele morro carrega.

Resumindo, depois do dia 22 de maio visite e promova o Castelo de Leiria…

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990