Opinião

Vai de bicla!

24 out 2021 15:45

O facto de haver mais e melhores percursos, mais confortáveis e seguros, faz toda a diferença

Só quem andar muito distraído, ou não quiser mesmo ver, é que poderá dizer que ainda não reparou que há mais bicicletas a circular na cidade de Leiria.

E não estou a falar apenas de quem já há muito tem o hábito de ciclar no Polis por lazer.

Falo de quem faz o trajecto diário casa-escola-trabalho-compras-casa em cima de uma orgulhosa bicicleta!

Eu, uma novata com pouco mais de um ano de experiência, posso dizer sem falhar que me cruzo com cada vez mais “amigos”, a quem aceno numa identificação mútua de quem sabe um segredo muito bom que ainda não foi partilhado com toda a gente.

Haverá certamente teorias para todos os gostos que expliquem esta evolução. Eu arrisco a minha: quando se criam as condições, as pessoas aderem!

O facto de haver mais e melhores percursos, mais confortáveis e seguros, faz toda a diferença.

E reparem que ainda está praticamente tudo por fazer: a maioria das estradas que estão assinaladas como ciclovia mais parecem um percurso de obstáculos; os estacionamentos são praticamente inexistentes ou completamente disfuncionais; faltam vias que liguem as periferias à cidade, e há umas que não levam a lado nenhum; e nem vou falar de como começa e acaba a ciclopista Carlos Vieira…

Mas, o simples facto de existirem já é um enorme avanço e um bom augúrio para o que há-de vir, melhor.

É certo que há desafios, e ainda temos de fazer contas ao que vale mais a pena: a estrada com melhor pavimento, mas perigosa e onde “comemos” fumos de escape, ou os percursos mais seguros, como o Polis, que nem sempre são o melhor piso para a bicicleta e muitas vezes afunilam em passeios, perturbando quem anda a pé?

Digo apenas isto: o caminho é aproveitado de toda uma outra maneira (sim, mesmo quando está frio e a chover - só precisam do equipamento certo!), demora-se praticamente o mesmo tempo que de carro, porque não se tem de contar com os anos de vida que é preciso para estacionar, e sai (MUITO!!) mais barato - mesmo já investindo numa bicicleta eléctrica e em apetrechos para juntar bagagens, cadeiras e atrelados familiares!

“Ciclovias em Leiria - Para quem?” - a resposta dos leirienses está à vista. E de uma coisa tenho a certeza: com o que o futuro nos reserva, muitos mais se juntarão!