Opinião

Pequenos actos para grandes decisores

8 jul 2021 16:17

O que nos deve levar a todos a perguntar: afinal para que servem os actos de cada um de nós, comuns mortais

A internet tem uma coisa muito gira que é, às vezes, conseguir explicar numa simples imagem aquilo que muitos técnicos, especialistas, e cientistas se desunham para fazer entrar na cabeça das pessoas - especialmente se for em modo irónico.

A última meme que me fez rir e pensar “é isto!”, veio a propósito do “olho de fogo” apocalíptico que surgiu mesmo ao largo do golfo do México, na península de Yucatan, com a explosão de gás numa conduta de uma estação petrolífera que ali se encontra a retirar do solo o elixir divino que nos faz andar a todos agora, mas que será a causa do fim da nossa espécie (sim, já sei que sou um bocado dramática).

Na imagem podemos ver a enorme bola de fogo a ser combatida por 3 barquinhos minúsculos a mandar algum tipo de líquido demasiado longe para conseguir alcançar o seu alvo.

A nova legenda rebaptiza o fogo de “Crise Climática”, e os pobres barcos representam os pequenos mas heróicos (e convictos!) actos individuais de todos os cidadãos que reciclam, não usam palhinhas, e desligam sempre o ar condicionado… Se não tivessem cortado as condutas, ainda hoje lá estariam os barcos!

O que nos deve levar a todos a perguntar: afinal para que servem os actos de cada um de nós, comuns mortais, se os actos individuais de directores de empresas poluentes ou dos governantes dos países mais poluidores são o verdadeiro problema?

E ainda por cima, continuam a mandar-nos areia para os olhos com campanhas de sensibilização que nos dizem subliminarmente que a culpa é nossa e temos é de mudar os nossos comportamentos e consumos individuais?

Sim, é claro que cada um faz (um)a diferença, mas peço-vos que façam o seguinte exercício: se fossem vocês a mandar nisto tudo, e se a chave para o problema da poluição do plástico estivesse numa de duas hipóteses - ou parar com a sua produção, ou recolher toda e qualquer partícula que vai parar aos oceanos e a outros ecossistemas - que medidas é que vocês tomariam?

Onde iriam investir fundos ou gastar as vossas energias? Para onde orientariam as mentes mais imaginativas da sociedade?

Conversavam com os 10 maiores produtores de petróleo do mudo, ou punham a população do mundo inteiro de rabo para o ar nas praias a catar micro-plásticos?