Opinião

Património Mundial do Centro

31 jan 2021 14:59

Através da plataforma é praticável a troca de ideias, promover a aprendizagem, seja individual ou em grupo, e desenvolver as respetivas análises.

Recentemente o Instituto de Turismo (IPDT) apresentou a plataforma “idealab” que pretende promover comércio, restauração, hotelaria e animação dos “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal”, numa ação liderada pelo Turismo do Centro de Portugal em parceria com as câmaras municipais de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra, municípios esses que têm o seu “Património da Humanidade” espelhado nos mosteiros de Alcobaça e Batalha, no Convento de Cristo e na referida Universidade.

O objetivo desta plataforma é facilitar a “geração de ideias” através da distribuição de conhecimento entre os profissionais das referidas áreas e as instituições, permitindo que a partilha se prolongue além do contato presencial.

Através da plataforma é praticável a troca de ideias, promover a aprendizagem, seja individual ou em grupo, e desenvolver as respetivas análises.

Além da promoção, troca e discussão de ideias, entre os agentes económicos dos quatro concelhos, é possível aceder aos documentos mais relevantes que vão sendo produzidos durante o progresso deste projeto que vai sendo desenvolvido através da mencionada plataforma.

Esta é uma plataforma que poderá ser mais uma ferramenta para a “Rede Cultura 2027 Leiria”, sendo que três dos 26 municípios da rede estão incluídos nos “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal”.

Neste momento, através da referida plataforma, os agentes inscritos, como é o caso do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), já podem consultar um conjunto de documentos de suporte aos “Lugares Património Mundial”, como o estudo e mapeamento da procura e diagnóstico dos Mosteiros da Batalha e Alcobaça, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, assim como alguns documentos de avaliação e relatório de eventos como a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais do Mosteiro de Alcobaça, o concerto de Russel Watson no Mosteiro da Batalha, a Festa dos Tabuleiros de Tomar, a bienal Anozero’19 de Coimbra…

Atualmente, neste documento online, em desenvolvimento, já é possível consultar alguns documentos como o plano de melhoria e de boas práticas e envolvente dos referidos monumentos e Universidade: https://idealab.ipdt.pt/.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990